“Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus” (Evangelho de Mc 16,15-20)
Paz e Bem!
Neste domingo (16/05), celebramos a Solenidade da Ascensão do Senhor, é nossa vitória juntos com Cristo. Membros de seu corpo, nós somos chamados na esperança a participar de sua Glória. Esse momento da vida de Cristo não é simplesmente um sair de cena, mas continuar sua missão com o envio do Espírito em Pentecostes. “Se Eu não for, o Espírito não virá a vós” (Jo 16,7). Jesus volta ao Pai mas nos garante a presença do Espírito Santo.
Nosso caminho deve ser sempre em busca da salvação que vem do alto, no entanto, não devemos esquecer que o Reino de Deus começa neste mundo. A conclusão da caminhada terrena de Jesus corresponde ao início da missão dos apóstolos. A subida aos céus, de forma alguma colocou um ponto final na missão do Mestre neste mundo. Pelo contrário, esta missão seria levada adiante por aqueles que o acolheriam na fé, e se colocariam a serviço do Reino.
Mesmo com a alma apertada pelo medo e pelo sofrimento, cada cristão é chamado a partir pelos quatro cantos do mundo, lugares que dizem respeito muito mais às experiências do que à geografia. Estar em todas as direções representa a disposição em abraçar o outro com generosidade em cada uma de suas situações existenciais, do nascimento à morte, da prosperidade à adversidade. É desta maneira que Cristo age com os seus e é assim que ele os orienta a agir.
Ao celebrarmos também o 55º Dia Mundial das Comunicações, somos chamados a utilizar os meios de comunicações para unir, evangelizar e mostrar ao mundo a força maior que é o amor. Onde reina o amor, Deus aí está! Mesmo Jesus partindo para o Pai, Ele não nos deixou órfãos. Anunciemos, todos nós, essa alegria da Ressurreição e da Ascensão.
Assista a reflexão do Frei Pedro de Oliveira