Paz e Bem!
O período mais importante para os cristão no mundo inteiro, a Semana Santa, é um tempo de maior intimidade com o Senhor, que se fez um de nós para nos garantir a Salvação. Após praticarmos atitudes de jejum, caridade e oração, na caminhada da Quaresma, agora somos chamados a vivenciar os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, neste ano de 2021, de uma maneira bastante diferente. Rezando EM CASA e pelo fim da pandemia do coronavírus.
Com a Domingo de Ramos, recordamos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e vamos experimentando a cada celebração, o caminho do Calvário. Na Quinta-Feira Santa, iniciamos o Tríduo Pascal, onde fazemos memória da simplicidade do Senhor, no Rito da Lava-Pés e celebramos a Instituição da Santa Eucaristia.
Na Sexta-Feira da Paixão do Senhor, dia de profundo recolhimento e oração, iremos passar pela escuridão, pela morte. É o dia em que praticamos jejum e dedicamos inteiramente nosso dia ao Senhor. Às 15h, faremos a Celebração da Paixão. É importante lembrar que neste dia, em nenhum lugar no mundo se celebra a Santa Missa, pois o Senhor está morto.
No Sábado Santo, a Solenidade da Vigília Pascal, a maior de todas as vigílias, celebramos a certeza da vitória de Cristo sobre a morte. “Ó noite de alegria verdadeira, que une de novo o céu e a terra inteira…”. A Igreja convida a todos a viver a alegria da ressurreição do Senhor. Cristo venceu a morte! Aleluia!!!
No Domingo da Páscoa, a grande festa da ressurreição de Jesus. Tempo novo, tudo novo, vida nova, esperança nova… Neste dia, a Igreja se enche de júbilo e felicidade completa.
Confira abaixo o roteiro da Via-Sacra para realizar na sua casa, refletindo com a família, nestes tempos de pandemia. Clique aqui para baixar.