• Início
  • /
  • Eventos
  • /
  • Semana Nacional da Família 2025: Missas e romaria no Convento da Penha

Notícias

29/07/2025

Semana Nacional da Família 2025: Missas e romaria no Convento da Penha

Compartilhar:

Paz e Bem.

A Igreja no Brasil reserva o mês de agosto pelas intenções de oração pelas vocações. Os meses temáticos fazem parte de uma “tradição”. Agosto é o mês das vocações, setembro é dedicado ao estudo e intimidade com a bíblia. Outubro é mês das missões e assim cada mês é voltado para uma prece especial ou determinada intenção.

No primeiro domingo do mês de agosto, a Igreja reza pelos presbíteros e diáconos (ministérios ordenados). No segundo domingo, a oração é pelos que assumem a vocação familiar, por ocasião do Dia dos Pais (pais, mães, filhos, vocação de viver em família), é também o início da Semana Nacional da Família. Ao longo da terceira semana do mês, os fiéis rezam por aqueles que consagram sua vida ao Senhor, é a prece pelos religiosos e religiosas. Por fim, na última semana de agosto, é a vez de toda a Igreja, é a semana dedicada à vocação  leiga (cristãos leigos e leigas em seus mais diversos serviços comunitários), a qual todos são chamados. Pode ser entendida também como a vocação de todo batizado.

A Semana Nacional da Família é um momento de destacar e valorizar a vocação matrimonial. Neste ano, será celebrada entre os dias  10 a 16 de agosto. Neste ano, a iniciativa está em sintonia com a celebração do Ano Jubilar com o tema: “É tempo de Júbilo em nossa vida”, com o lema “Ora a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado (Rm 5,5)”. Já o tema das atividades é: “Família, Peregrina da Esperança”

A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), responsável por animar a celebração da Semana Nacional da Família em todo o Brasil, deseja favorecer a oportunidade de as famílias vivenciarem momentos de oração, de confraternização e de visitas aos que estão afastados.

Uma tradição do mês das Vocações da Arquidiocese de Vitória, é a Romaria das Famílias ao Convento. A saída da Romaria será do Santuário Divino Espírito Santo, em Vila Velha, com concentração a partir de 12h30 e início da caminhada às 13h30. Padre Renato Criste, estará a frente da animação no trio elétrico durante todo o trajeto. Ao chegar no Campinho do Convento, as famílias vão participar da Santa Missa.

Outra iniciativa realizada nos últimos cinco anos, está mantida. A Fraternidade Franciscana do Convento acolhe, todos os dias da Semana da Família, casais que fazem parte dos movimentos ligados à Pastoral Familiar – “Equipes de Nossa Senhora”, “Encontro de Casais com Cristo” (ECC), Movimento Familiar Cristão e Ministério para as Famílias. A cada dia, os coordenadores (ou representantes) desses movimentos, vão participar das Missas das 15h no Campinho e falar um pouco sobre a importância da pastoral / movimento.

 


Celebrações

O subsídio Hora da Família é um material fundamental para quem deseja rezar em e pela família, nele são oferecidos os encontros para cada dia da Semana Nacional da Família e sugestões de celebrações. As indicações para bem viver este momento é que sejam incentivadas nas comunidades a realização de missa de abertura e encerramento da Semana, distribuição de orações e mensagens sobre a família. Realização de caminhadas com reza do terço nas ruas e momentos de reflexão nas residências das famílias também são importantes.

O subsídio Hora da Família 2025 está disponível para aquisição. Adquira na loja da CNPF ou pelo WhatsApp (61) 3443-2900.

Ato concreto

Uma ação interessante é marcar a presença da família na rotina da cidade por meio de uma carreata no momento de movimento do comércio, com carros de som e música da família ou uma caminhada paroquial em favor da família, com faixas e cartazes. No contexto da Semana Nacional da Família, as comunidades poderão promover também ações caritativas em favor das famílias carentes como gesto concreto dos encontros do Hora da Família.

Divulgação

Os coordenadores paroquiais, diocesanos ou regionais da Pastoral Familiar podem se disponibilizar a atenderem jornalistas dos meios de comunicação impresso, do rádio, da televisão ou da internet. Além disso, é importante reforçar a campanha nas redes sociais. Não esqueça de marcar a Pastoral Familiar Nacional (@pastoralfamiliarcnbb) nas redes sociais para também compartilharmos as programações e as iniciativas realizadas.

Pensando nisso, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) disponibilizou alguns arquivos (material gráfico), dicas de fontes e imagens da Semana Nacional da Família. Acesse os arquivos aqui.

Saiba mais sobre a Semana Nacional da Família no Portal Vida e Família: www.vidaefamilia.org.br


Com informações do portal CNBB.

 



 

NOTÍCIAS

Paz e Bem. Frei Claudino Dal’Mago presidiu a tradicional Missa da Saúde, no Campinho do Convento da Penha, na tarde desta quarta-feira (5). Centenas de fiéis, especialmente pessoas com mobilidade

🎶🎵 “A vida pra quem acredita, não é passageira ilusão e a morte se torna bendita, porque é nossa libertação. Nós cremos na vida eterna, e na feliz ressurreição. Quando

Paz e Bem. Na tarde deste 1º de novembro, a Capela do Convento da Penha acolheu fiéis para a celebração da Solenidade de Todos os Santos e Santas de Deus,

Paz e Bem. Neste domingo, dia 2 de novembro, a Igreja celebra a Comemoração dos Fiéis Defuntos, é o Dia de Finados. Uma celebração em que os cristãos recordam com