Paz e Bem!
No próximo dia 02 de agosto, a Igreja abre com materna generosidade os tesouros que por nosso Senhor, lhe foram confiados e dá à todos seus filhos e filhas a possibilidade de receber o Perdão da Porciúncula, cuja origem se deve àquela ardente caridade com que São Francisco de Assis, Pai Seráfico dos Frades Menores, iluminou e incendiou de amor os lugares e as almas que tiveram a alegria de conhecê-lo.
Em 1216, após passar a noite em profunda oração, São Francisco estando na pequenina igreja da Porciúncula (Itália), nas proximidades de Assis, uma visão de Maria Santíssima e de seu divino Filho. Perguntaram-lhe, naquela milagrosa e singular aparição, que favor ele gostaria de pedir. Zeloso pela salvação das almas, Francisco não demorou a responder-lhes: “Que todos quantos, arrependidos e devidamente confessados, vierem visitar esta igrejinha, possam receber a completa remissão de seus pecados”. Jesus então lhe disse: “É grande o que me pedes; mas o concedo de bom grado, sob a condição de que vás pedir tal indulgência ao meu vigário na terra, o Papa”. Francisco foi às pressas ao encontro do Pontífice da época, o Santo Padre Honório III, que, apesar das hesitações e medos da Cúria Romana, acabou aceitando aquele inusitado pedido. Voltando para a Porciúncula poucos dias depois, Francisco de Assis exclamou, com lágrimas de alegria, diante do povo e do episcopado da Úmbria: “Irmãos, quero levar-vos todos para o Paraíso!” E assim ficou instituído o chamado Perdão de Assis.
O Perdão de Assis é uma Festa importantíssima para os Franciscanos e para toda a Igreja Católica. Na ocasião, a Celebração simbólica, significativa e memorial, resgata o nascimento da Ordem Franciscana, onde partiu o início de todo o serviço missionário dos Franciscanos. O Perdão, constitui-se como uma manifestação do amor misericordioso de Deus sobre à Igreja e sobre os fiéis, sendo também um sinal da paz e do bem deixados como herança por São Francisco de Assis.
Ao participar da Celebração do Perdão de Assis, os fiéis, a partir de reflexões pessoas, meditações, orações, experiências de fé e dos ritos sacramentais, recebem de Deus a misericórdia e a compaixão. O momento propicia aos participantes, um profundo e sincero exame das atitudes e pensamentos.
O privilégio de receber o perdão e a reconciliação, nos dada como garantia a partir do Evangelho de Nosso Senhor, se estende também ao Convento da Penha, um Santuário Franciscano. Por isso, dirijamos a Deus essa mesma súplica e, de coração contrito, aproveitemos os dons que Ele, por intermédio de sua Única e Santa Igreja, nos concede. Corramos de modo que recebamos o Perdão da Porciúncula; livremo-nos do Purgatório, socorramos as almas que lá ainda padecem, abramo-nos ao perdão de Deus. — “Irmãos, quero levar-vos todos para Paraíso!”, permanece a clamar Francisco de Assis a todo fiel cristão.
O Convento da Penha e a Paróquia Nossa Senhora do Rosário promovem no próximo dia 03 de agosto (sexta-feira), a Caminhada Penitencial do Perdão de Assis. Um momento de espiritualidade, oração, silêncio e profundo reconhecimento da misericórdia de Deus. Participe! Convide sua família, seus amigos! A concentração será em frente à Igreja do Rosário na Prainha, a partir das 19h e saída às 19h30, em procissão luminosa rumo ao Santuário de Nossa Senhora da Penha. No Campinho do Convento, haverá a Celebração do Perdão, o rito da Indulgência, cânticos e orações que irão ambientar ainda mais o clima orante e devocional.
Em 2017, mais de 3 mil pessoas participaram do momento. Este ano, a expectativa é de 4 mil fiéis.