Romaria dos Lavradores: Contra a “cultura do desencontro”

Compartilhe:

Paz e Bem!

Centenas de paroquianos, lavradores, agricultores e romeiros, participaram de mais uma edição da Romaria dos Lavradores ao Convento da Penha. O evento é realizado pela Paróquia Bom Jesus do bairro Novo Horizonte, Cariacica, ES, e já é uma tradição anual de mais de cem anos.

Os participantes saíram às 5h das comunidades e chegaram em alguns ônibus até a Prainha, aos pés do Convento. Às 6h, carregando a Imagem do Bom Jesus no andor, eles iniciaram a subida até o Campinho. Apesar da chuva e do frio, todos agasalhados e bem animados, encheram de fé e devoção a Montanha Sagrada. A Santa Missa teve início às 7h, foi presidida pelo Pároco, Padre Carlos Antônio Conceição, com presença do Diácono Permanente Jeremias Messias e do Seminarista Marlon.

Na homilia, Padre Carlos criticou a reforma da previdência, por retirar direitos dos mais pobres e dos trabalhadores rurais, lavradores e por ser uma reforma que favorece os poderosos. Segundo ele, a sociedade precisa se mobilizar para lutar pelas conquistas e pelos direitos adquiridos em anos de batalhas. Ao comentar sobre o Evangelho, o pároco disse que é preciso promover a “Cultura do Encontro”, como pede o Papa Francisco, mas que ultimamente temos acompanhado a “Cultura do Desencontro”. “A Romaria dos Lavradores realiza o encontro do Bom Jesus (Padroeiro da Paróquia) com a Virgem da Penha (Padroeira do Espírito Santo). A Cultura do Encontro da nossa humanidade com a santidade do Bom Jesus e da Virgem Maria. Não ficar ensimesmados! Não fiquemos ensimesmados!”

Com o exemplo do Evangelho das irmãs que receberam Jesus, o Padre explicou que “Marta era uma mulher boa, de bom coração, recebeu Jesus bem, preocupada com a acolhida, no entanto, Maria se preocupou em ouvir o Senhor, em ouvir a Palavra de Deus. Maria escolheu a melhor parte quando optou por ficar perto do Mestre”, assim Padre Carlos, exemplificou que todas as vezes quando é convidado para ir à casa de alguém, ele não se preocupa com o local, com a comida ou mesmo com a acolhida e sim pela amizade da pessoa e pelo carinho do convite.

Confira abaixo algumas fotos da Romaria e da Missa. (Colaboração de Tânia Silva)

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X