Paz e Bem!
O Convento da Penha em Vila Velha, no Espírito Santo, recebeu na manhã do último domingo, a tradicional Romaria dos Lavradores, um evento realizado pela Paróquia Bom Jesus do bairro Novo Horizonte, Cariacica, que já acontece há 107 anos. A Missa foi presidida pelo pároco, Padre Carlos Antônio Conceição, com presença dos diáconos Carlos e Jeremias e de milhares de fiéis, entre lavradores, agricultores e famílias da região 10 do município. Autoridades políticas também participaram da celebração.
Na história, a primeira Romaria aconteceu em 1915, quando a cidade de Cariacica sofria com uma grande seca que causou até a seca do Rio Formate, fazendo com que os agricultores, devotos do Bom Jesus, pedissem a intercessão da Mãe da Penha. De acordo com a tradição, antes mesmo que chegassem em casa, os lavradores foram surpreendidos pela chuva abundante enquanto retornavam da romaria.
Por volta das 8 da manhã houve a concentração e início da caminhada com a Imagem do Bom Jesus saindo da Prainha até o Campinho do Convento. Na chegada, as preces e orações pelo trabalho das mãos que cultivam o alimento que chega à mesa de todos. “Que a chuva de bênçãos venha sobre todo o povo brasileiro e todo o povo capixaba, especialmente das nossas comunidades”, animou o comentarista.
Durante a Eucaristia, na homilia, Padre Carlos enfatizou que se há mais de um século o povo suplicou à Nossa Senhora por chuva, hoje o povo suplica por pão, comida, alimento e por justiça. “Os tempos estão difíceis para 33 milhões de brasileiros, que hoje não têm um pedaço de pão para dar ao seu filho, sua filha, cuja dispensa está vazia, prato vazio, panela vazia… Nossa oração ao Senhor Bom Jesus, quer estar unida à estes 33 milhões de brasileiros. Um pedido que está no coração do povo, é por um Brasil integrado, por um Brasil sem preconceito, sem racismo estrutural, por um Brasil onde todos os brasileiros tenham pão na mesa, onde nossa juventude tenha acesso à faculdade, universidade e não à cadeia. Queremos um Brasil que invista na sua juventude, invista no seu potencial”.
Destacou ainda que é inaceitável o Brasil ter 33 milhões de pessoas passando fome, sendo que o país é um dos maiores produtores de grãos e outros alimentos. “Por isso, Senhor Bom Jesus, nós sabemos que não é da vossa vontade, que este país – excelência em produção de carne, de grãos -, seja um país do qual existem 33 milhões de famintos”.
Por fim, pediu a proteção de Nossa Senhora e do Bom Jesus aos lavradores, para que tenham uma colheita farta.
O evento também faz parte das celebrações em preparação para a Festa do Bom Jesus na paróquia.
Confira algumas fotos da Romaria