Romaria das Pessoas com Deficiência chega à 9ª edição

Compartilhe:

Frei Gustavo Medella

Vila Velha (ES)- A Festa da Penha, como espaço de manifestação da fé e da devoção do povo capixaba, acolheu mais uma vez neste ano a Romaria das Pessoas com Deficiência. Realizado desde o ano de 2006, o ato reúne diversas instituições de atenção e apoio aos deficientes e seus familiares da capital Vitória, de Vila Velha e de outras cidades do estado.

 

Vitória e a sua mãe na Romaria da Penha

A concentração ocorreu na Praça Duque de Caxias, no Centro de Vila Velha, de onde os participantes percorreram a distância de 01 quilômetro, até chegar à Prainha, onde foram acolhidos pelo Frei Alexandre Rohling (Frei Xandão) e pela equipe de voluntários da Romaria.

Chegando ao destino, os romeiros fizeram saudações a Nossa Senhora da Penha e, em seguida, começou a missa de encerramento, presidida pelo Padre Carlos Pinto, da Paróquia de São Camilo de Leles, de Vitória, que também é assessor da Pastoral Carcerária. Na homilia, Padre Carlos explicou que a romaria, além de um ato de fé e devoção a Nossa Senhora da Penha, também deseja ser um espaço de manifestação das lutas junto à sociedade, ao poder público e à Igreja para que as pessoas com deficiência sejam acolhidas, respeitadas e atendidas em seus direitos. Segundo o celebrante, mesmo sendo um ato que envolve grande esforço de muita gente para ser realizada, a Romaria das Pessoas com Deficiência já é parte integrante da Festa da Penha e vai continuar acontecendo todos os anos.

A celebração contou com a participação efetiva das pessoas com deficiência. No momento de acolhida da Palavra de Deus, diversos jovens atendidos por diferentes entidades exibiram cartazes coloridos com as principais conquistas das pessoas com deficiência no que diz respeito à legislação e também trouxeram algumas reivindicações. Logo em seguida, um casal de jovens homenageou a Palavra de Deus com uma chuva de pétalas de rosas. Quem trouxe o texto da Sagrada Escritura foi um jovem cadeirante. No momento do ofertório, um rapaz apresentou em tijolos dourados os valores cristãos que devem conduzir a sociedade: paz, harmonia, amor…

Acompanhando com devoção e fé, os familiares também não pouparam esforços para estarem juntos daqueles a quem no dia a dia dispensam amor e atenção. A menina Vitória, de 12 anos, em cadeira de rodas e com outras complicações de saúde, estava internada até a última quinta-feira, quando teve alta. “Eu prometi a Nossa Senhora que, se a Vitória estivesse em casa até este sábado, nos viríamos com toda certeza a esta romaria. E, graças a Deus e à Virgem da Penha, aqui estamos”, declarou com emoção a mãe da menina.

A romaria também contou com a presença do Deputado Estadual (PT) Claudio Vereza, que é cadeirante e começou sua atuação política e comunitária junto às Comunidades de Base. Ao final da celebração, o deputado, que está em seu 6º mandato, aos 64 anos, declarou que não vai concorrer às eleições deste ano e que estava se despedindo do ofício de deputado. No entanto, garantiu que vai prosseguir na luta em prol das pessoas com deficiência. O deputado também disse que tem um grande sonho de que as dependências do Convento da Penha se tornem acessíveis para as pessoas com deficiência. “Infelizmente, por conta das ladeiras e da escadaria, nós não podemos, nosso acesso se restringe ao Campinho (pátio inferior que fica abaixo do Convento). Mas temos o direito de chegar até o topo para rezarmos, pedirmos a bênção, olharmos a paisagem, pagarmos promessas. Tenho confiança de que este sonho ainda vai se realizar a partir de um trabalho coletivo do estado, da fraternidade franciscana e de toda sociedade”, disse o deputado.

Antes da bênção final da Missa, houve a estreia do Coral Legal – A Vida Canta (foto acima), iniciativa da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura d Vila Velha voltada para idosos e pessoas com deficiência. Iniciado a apenas 40 dias, o trabalho reúne 26 coralistas sob a coordenação da Professora Micaeli Etiene. Para ela, a dedicação e o esforço do grupo tornam o trabalho gratificante e frutuoso. No repertório, o coral emocionou o público com a canção Como é grande o meu amor por você, do compositor capixaba Roberto Carlos.

[nggallery id=64]

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X