Romaria das famílias: é urgente e necessário reunir nossa família como ‘Igreja Doméstica’ ao redor do terço de Nossa Senhora

Compartilhe:

Paz e Bem.

Milhares de fiéis participaram do Encerramento da Semana Nacional da Família na Arquidiocese de Vitória, no Espírito Santo. A tradicional Romaria das Famílias ao Convento encheu as ruas do centro de Vila Velha. A concentração aconteceu na Praça Duque de Caxias e foi conduzida pelo Padre Gudialace Oliveira. Nem mesmo o calor desanimou as famílias, até porque a Mãe das Alegrias, Padroeira dos capixabas, também caminhou com seu povo. O percurso de aproximadamente 3km foi percorrido com muita animação, orações e louvores a Deus pelas famílias.

Neste ano de 2023, a Semana da Família teve como tema: “Família, fonte de vocações” e lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33), tudo em sintonia com o 3º Ano Vocacional do Brasil.

Na chegada ao Campinho do Convento, as famílias foram acolhidas e celebraram a Eucaristia, que foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Frei Dario Campos, com presença de padres da Arquidiocese. No início, a Imagem de Nossa Senhora entrou solenemente abençoando a todos. “A vocação cristã, a vocação dos pais e famílias precisa estar atenta e ser sal e luz para seguir os passos do Cristo. Somos “Família, fonte de vocações” está e a nossa missão. Somos chamados a fazer a experiência do ressuscitado, sinal de amor, concórdia e paz. A alegria de sermos uma igreja em saída, nos convida a sermos missionário”, inaugurou o casal comentarista no início da Missa.

Durante a homilia, Dom Dario Campos começou dizendo: “Trazemos ao colo da nossa Mãe, a Virgem das Alegrias, todas as nossas famílias. Ao encerrarmos a Semana Nacional da Família, queremos pedir que Nossa Senhora continue caminhando conosco… A realidade de hoje faz com que cada família faça com sua casa a Igreja Doméstica, crie na sua casa uma iniciação de pertença ao Reino de Deus e fazendo crescer entre nós a consciência de que somos membros dessa Igreja Peregrina, impulsionada pela força do Espírito Santo”.

“É urgente e necessário que a nossa família se reúna ao redor do terço de Nossa Senhora afim de que sejamos famílias sadias, ter o cuidado com a vida desde a concepção até a morte natural. Como é importante, encerrando essa Semana da Família, termos esse cuidado com a vida, com a concepção, com os nascituros. Temos ainda, porque volta constantemente em nosso país essa questão da aprovação do aborto… Matar aquele indefeso… Deve haver respeito, carinho pela vida, mas não só a vida que deve chegar e ser acolhida no meio de nós, mas tem também o cuidado, alimentação. É neste mundo de hoje que o papai e a mamãe são chamados a educar seus filhos, mesmo diante de tanta violência e discriminação, que existe um amor maior, o amor do Evangelho e da Boa-Nova, Jesus não nos abandona”, lembrou o Arcebispo Metropolitano de Vitória.

Um momento muito especial marcou o encerramento da Semana Nacional da Família. Dom Dario convidou os casais a renovarem o compromisso matrimonial, reafirmando o sim de cada um. Depois, a Imagem da Sagrada Família entrou e levou bênçãos a todos.


Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X