Na manhã deste sábado dia 22, foi a vez da Diocese de São Mateus, região Norte do Espírito Santo, subir ao Convento para prestar sua homenagem à Virgem da Penha. Liderados pelo Bispo Diocesano, Dom Paulo Bosi Dal’Bó, padres, seminaristas, religiosos e fiéis das 23 paróquias que compõem a Diocese foram acolhidos pela Fraternidade do Convento e celebraram a Eucaristia a partir das 8h, sob um belo céu azul e sol radiante.
Neste ano, algumas motivações especiais vieram dar um colorido especial à Romaria, entre eles o início dos preparativos para a celebração dos 60 anos da diocese, a comemoração dia 15 anos do novo Seminário São Mateus e, também, a admissão como candidato às ordens sacras do seminarista Ramon Vilaça (3º ano de Teologia) e a instituição ao ministério de Leitor ao seminarista Edson Delfino (4º ano de Teologia). Também estava presente à celebração Monsenhor Edvalter Andrade, padre do clero de São Mateus nomeado recentemente pelo Papa Francisco com bispo da Diocese de Floriano, no Piauí.
Na homilia, Dom Paulo recordou a atualidade do convite e do envio que Jesus apresentou aos primeiros discípulos: “‘Ide ao mundo inteiro e pregai o evangelho a toda criatura’. Esse anúncio de Jesus à comunidade dos apóstolos, que representa a comunidade daqueles que creem, hoje nós recebemos o mesmo chamado e o mesmo envio. Nós somos os comunicadores da Palavra hoje”, disse. O bispo também fez menção aos desafios atualmente enfrentados pelos capixabas: “Eu acredito que Maria, ao visitar seus filhos e filhas neste estado do Espírito Santo, as suas lágrimas ainda correm, por encontrar ainda em nosso estado muitos órfãos, muitos filhos e filhas se perdendo no mundo das drogas, da prostituição, o crime com índice elevadíssimo. No campo da política, muitos se perderam. No campo da escolha, nós, como eleitores, também nos perdemos. Maria, que vem ao encontro deste estado, talvez traga no rosto o semblante da preocupação. Mas por outro lado, Maria traz no rosto o sorriso da alegria por ver a esperança e a resistência deste povo capixaba”, declarou.
Antes da bênção final, aconteceu uma encenação em homenagem a Nossa Senhora. Para emoção do público, os jovens Marcelo Alipio e Larissa, da Paróquia Bom Jesus, de Água Doce do Norte, nos papéis de Jesus e Nossa Senhora da Penha, fizeram uma bela apresentação acompanhados de outros jovens.
A Diocese de São Mateus é dividida em quatro áreas (foranias): capixaba, mineira, baiana e praiana. A população do território da diocese é estimada em 400 mil habitantes.
Texto e foto: Frei Gustavo Medella | www.franciscanos.org.br