Reze o Rosário em família, na comunidade e até pela internet

Compartilhe:

Paz e Bem!

O mês de outubro é dedicado às missões. É o Mês Franciscano, isso porque logo no início, celebramos São Francisco, nosso Pai e Fundador; São Benedito, São Frei Galvão e muuuitas  outras datas importantes. Além de ser também período em que a sociedade civil é convidada a olhar com mais atenção à saúde da mulher, é tempo da Campanha Outubro Rosa, que reflete a importância da prevenção e do diagnóstico precoce ao câncer de mama. E não para por aí! Já deu para perceber que será um mês com uma programação intensa.

Outubro é o mês do Rosário, uma oração simples mas muito poderosa. Por meio dela, oferecemos uma rosa à Nossa Senhora. Segundo uma tradição, a Igreja católica recebeu o Rosário em sua forma atual com 150 Ave-Marias para meditar a vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus e as alegrias de Maria. Em 1214, Virgem Maria apareceu a São Domingos de Gusmão (fundador da Ordem dos Pregadores, os Dominicanos) e entregou o Rosário como uma arma poderosa para a conversão dos hereges e outros pecadores. Desde então, sua devoção se propagou rapidamente em todo o mundo.

Rezamos o rosário, a oração dos pobres que não necessitam livros, nem roupas especiais, nem rituais, mas simplesmente rezar a oração que Jesus nos ensinou e saudar Maria com a primeira saudação na qual seu filho é reconhecido como Senhor. “O terço é uma bíblia nas repetições, por isso é importante que a gente reserve espaço para conhecer a Sagrada Escritura e também desenvolver a nossa devoção. Que os homens do terço semanalmente, nos ajudem a criar espaço de encontro com a Palavra de Deus, a partir da recitação do rosário e a partir do exercício da reza do terço”

Oração evangélica, centrada sobre o mistério da Encarnação redentora, o Rosário é, por isso mesmo, uma prece de orientação profundamente cristológica. Na verdade, o seu elemento mais característico, a repetição litânica do “Alegra-te, Maria”, torna-se também ele, louvor incessante, a Cristo, objetivo último do anúncio do Anjo e da saudação da mãe do Batista: “bendito o fruto do teu ventre” (Lc 1,42).

Diremos mais ainda: a repetição da Ave-Maria constitui a urdidura sobre a qual se desenrola a contemplação dos mistérios; aquele Jesus que cada Ave-Maria relembra é o mesmo que a sucessão dos mistérios propõe, uma e outra vez, como Filho de Deus e da Virgem Santíssima; nascido numa gruta de Belém; apresentado pela mesma Mãe no Templo; um rapazinho ainda, a demonstrar-se cheio de zelo pelas coisas de seu Pai; depois, Redentor, agonizante no horto, flagelado e coroado de espinhos; a carregar a cruz e a morrer sobre o Calvário; por fim, ressuscitado da morte e elevado à glória do Pai, para efundir o dom do Espírito. (Papa Paulo VI)


Toda terça tem terço

Nas noites de terça-feira o Convento se abre para acolher os homens do terço de diversas paróquias da Arquidiocese de Vitória. Neste tempo de pandemia, a fraternidade da Penha e os tercistas de várias partes do Brasil, encontraram na meditação dos mistérios do santo terço, uma maneira de clamor aos céus pela materna intercessão de Nossa Senhora.

Ao longo desses meses, foram realizados mais de quinze momentos devocionais do Terço na Capela de Nossa Senhora da Penha. A primeira edição ocorreu no dia 19 de maio, inicialmente rezando em intenção pelo encontro estadual do dia 30 do mesmo mês. Desde então, todas as terças-feiras os tercistas de vários lugares do Brasil se encontram nas redes sociais.

No MÊS DO ROSÁRIO não seria diferente. Os homens do terço subirão à Penha para a tradicional oração do Terço ao vivo. Para acompanhar a programação do Convento nesta terça, basta acessar uma das plataformas do Convento. No Facebook, só procurar “Convento da Penha”; no YouTube você pode se inscrever no nosso canal e acompanhar toda nossa programação. Já no Instagram, somos quase 95 mil amigos e você também consegue assistir e ficar por dentro de tudo que acontece no Convento. Procure @conventodapenha e passe a nos seguir.

Ainda vivendo este tempo de pandemia do covid-19, época ainda mais propícia para que unamos nosso clamor ao Senhor, por meio da Bem-Aventurada Virgem Maria, a Senhora da Penha. Recordamos ainda o pedido do Papa Francisco para rezarmos o Terço rogando a materna intercessão de Maria.


O pedido do Papa

Papa convida a rezar o rosário em outubro: em família, na comunidade e até pela internet – Diocese de Foz do Iguaçu

Na Audiência Geral do último dia 30 de setembro, o Pontífice renovou o convite para sermos fiéis ao costume de rezar o terço, sobretudo no mês de outubro, tradicionalmente dedicado a Nossa Senhora do Rosário. Em maio, o Papa já indicava esse caminho para a oração, sugerindo a busca na internet para “bons esquemas para seguir na recitação”: além dos portais do Vaticano e da Rede Mundial de Oração do Papa, há uma pulseira inteligente para rezar.

Assim o Papa Francisco se dirigiu à toda a Igreja que entrou no mês de outubro, tradicionalmente de Nossa Senhora do Rosário. A oração do Rosário para nos ajudar a superar a crise da Covid-19. “Contemplar juntos a face de Cristo com o coração de Maria, rezando o rosário”, disse o Papa, “nos tornará mais unidos como família espiritual e nos ajudará a superar essa provação”. O convite foi para voltar “a descobrir a beleza de rezar o terço em casa”, em família ou individualmente: “seja como for, há um segredo para o bem fazer: a simplicidade; e é fácil encontrar, mesmo na internet, bons esquemas para seguir na sua recitação”, encorajou o Pontífice.

A oração que sempre acompanha o Papa

Em 7 de outubro de 2016, por ocasião da festa litúrgica de Nossa Senhora do Rosário, Francisco confidenciou o quanto o rosário é uma oração querida por ele, que sempre o acompanha: “é a oração dos simples e dos santos… é a oração do meu coração”.

É também a oração mais querida ao coração de Maria, é a devoção mariana por excelência e a mais popular, divulgada por São Domingos de Gusmão justamente a pedido da Santíssima Virgem Maria. É um convite à meditação dos Mistérios de Cristo, que guiam à Encarnação, Paixão, Morte e Ressurreição do Filho de Deus.

O Rosário de Nossa Senhora

O nome “rosário” diz que se deve a um relato popular de um monge cisterciense, que se comprazia a rezar 50 ‘Ave-Marias’, que saiam de seus lábios como rosas que iam aos céus e se depositavam na cabeça a Santíssima Virgem. Terço, como diz o nome, é a terça parte do rosário, que consiste em 50 ‘Ave-Marias’ intercaladas por 10 ‘Pai-Nossos’.

O Papa São Pio V (1566-1572) deu ao rosário o formato de hoje, tanto a quantidade de orações quanto aos mistérios da vida de Jesus que meditamos. Ele atribuiu à eficácia do rosário a vitória naval de Lepanto que, em 7 de outubro de 1571, salvou a cristandade ocidental de grande perigo.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X