Reunir a família para rezar: resgate essa tradição!

Compartilhe:

Paz e Bem!

A letra de uma canção do Padre Zezinho descreve uma idealização não perfeita, humana, mas sonhada de família. Família que enfrenta os desafios da vida, os obstáculos das dificuldades e as sugestões mais simples de como a vida compartilhada em família é mais feliz. A “Utopia” de uma família que se reúne para conversar, que se reúne para rezar não é algo distante de nós.

É preciso resgatar a tradição de rezar em família! É preciso resgatar o bonito costume de rezar no lar. Antigamente as famílias cultivavam esse belo hábito de, ao menos uma vez por dia, reunir todos os filhos, os familiares, para agradecer pelo alimento, louvar ao Senhor pelo dom de viver e de conviver, e elevar uma prece de gratidão pelo sonho mais bonito de Deus: a família.

A oração que mais agrada a Deus, segundo um teólogo português, é a oração sincera, humilde e feita em família. Quando somos capazes de reconhecer nossa finitude, nossas limitações, nossos erros, nos colocamos na condição de filhos necessitados da misericórdia do Pai. Desta forma, a oração familiar é concretamente elevada Àquele que tudo realiza.

Na Sagrada Escritura, há diversos trechos que falam da importância da oração em família. “Sejamos bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo (Efésios 4, 32). A família o lugar onde Deus se faz presente, onde “perdoar” se conjuga em todas as pessoas de qualquer tempo verbal.

Iniciamos há um mês a oração dos mistérios do Terço com a participação das famílias, que em casa, congregam juntos uma só voz em prece pelo fim da pandemia e pelas intenções familiares, como que numa sintonia perfeita do coração humano com o afago maternal de Maria. O objetivo é justamente de resgatar a oração conjunta e familiar.

Estamos vivendo o tempo do Advento, ocasião muito oportuna para “colocar a conversa em dia”, rever valores, aparar arestas, abrir caminhos, substituir práticas velhas por novas e vigorosas ações, e principalmente, preparar o ambiente (também espiritual) da família para acolher aquele que veio, vem e virá. Advento é proposta evangélica de preparar no seio familiar um “presépio”, onde o Senhor nascerá nos nossos corações.

A construção de uma sociedade melhor, que tanto almejamos, começa onde? Ali, no nosso cantinho, na família! Por isso é tão importante, e mais importante ainda ressaltar, que é na família que nasce a esperança de dias melhores, sem violência e sem doença.

Que tal rezar em família? Desde o início da nossa oração de “Toda Terça Tem Terço em Família”, já acolhemos as famílias: Zampieri, Gasperazzo, Deolindo, Faller e Javarini Paganini. Todas as terças-feiras, a partir das 19h, reunimos nossas famílias para a oração dos mistérios do Santo Terço, com Frei Paulo César ao vivo, direto do Convento da Penha. Participe com a sua família!

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X