Paz e Bem!
Conhecendo um pouco mais da história do Convento e da padroeira, Nossa Senhora da Penha, já falamos dos mantos das Imagens (a original que fica no Altar-Mor da Capela e as réplicas). Agora, vamos conhecer a história da doação de uma réplica da Imagem da Virgem da Penha que foi doada para Monza na Itália.
De acordo com a história, entre 15 e 18 de julho de 1951, foi oferecida à Monza um presente perene, pelo Padre Dante Ceprotti, da Ordem dos Pavonianos. Muito contentes com a visita ao Convento, italianos e religiosos da cidade ficaram impressionados com a beleza do Santuário, a devoção à Nossa Senhora do Penhasco, da Montanha Sagrada, Alto da Penha, que pediram ao Guardião do Convento na época, Frei Alfredo Setaro, para que levassem algo que os fizessem recordar o maravilhoso estado.
Estavam sendo construídas mais seis réplicas da Imagem de Nossa Senhora da Penha. Uma delas é a que atualmente está na Sala dos Milagres, ao lado da Sala de Exposições, no Convento. Na época o manto branco, com bordados róseos e vermelhos, eram os principais destalhes das imagens. As coroas, do Menino Jesus e da Santa, de ouro; nas mãos de Nossa Senhora, um terço. Os cabelos foram de doação de devotas. A semelhança da Imagem doada à Itália com a Imagem Peregrina que vai nas Romarias (como a dos Homens) é muito grande. Além de possuírem o mesmo tamanho, o formato das duas também impressiona. As imagens foram talhadas em madeira maciça, com alguns detalhes em gesso do século XX.
Ainda de acordo com arquivos da história, quatro das seis réplicas, foram doadas para o Santuário Nacional de Aparecida. Nos registros abaixo, que ficavam expostos no Antigo Museu do Convento, é possível conferir a “Romaria da Imagem de Nossa Senhora da Penha para Monza”. Ela foi levada por uma aeronave até certa localidade do Estado, em seguida, enviada para a cidade Italiana. Na chegada em Monza, uma multidão acompanhou a procissão até a Igreja de São Frutuoso, onde ficou.