Reflexão do 6º Domingo da Páscoa: “Jesus promete o Espírito Santo, mediante permanecermos unidos a Ele”

Compartilhe:

Paz e Bem.

A Igreja celebra neste 6º Domingo da Páscoa, o Dia das Mães e o Evangelho de João 14,15-21 convida a todos para uma preparação para a grande festa de Pentencostes. As leituras mostram uma transição da segunda pessoa da Santíssima Trindade, Jesus Cristo, para o Espírito Santo Paráclito.”Se me amais, guardareis os meus mandamentos, e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco”. Jesus promete o envio do Espírito Santo, mediante permanecermos unidos a Ele, observando seus mandamentos.

A Primeira Leitura (Atos 8,5-8.14-17), relata que Felipe vai até uma região pagã e anuncia o Evangelho de Jesus. As pessoas passam a acreditar nele, ‘e todos unânimes o escutavam, pois viam os milagres que ele fazia’. Sabendo disso, Pedro e João foram até lá para que os habitantes confirmassem sua fé, ‘porque o Espírito ainda não viera sobre nenhum deles; apenas tinham recebido o batismo em nome do Senhor Jesus. Pedro e João impuseram-lhes as mãos, e eles receberam o Espírito Santo’.

Na Segunda Leitura (1 Pedro 3,15-18), São Pedro mostra a necessidade da comunidade trabalhar não apenas a questão da vida comunitária, mas estar bem consigo mesmo. A pessoa que está de bem consigo mesma, que tem consciência da sua fé, terá respeito pelos outros. “Caríssimos, santificai em vossos corações o Senhor Jesus Cristo e estai sempre prontos a dar razão da vossa esperança a todo aquele que vo-la pedir. Fazei-o, porém, com mansidão e respeito e com boa consciência”.

“Às vezes somos tentados a renunciar nossa fé em vista do bem comum. Estamos abrindo mão de anunciar a Boa-Nova, abrindo mão de anunciar Jesus. Hoje temos vários elementos que nos convidam a encontrarmos uma linguagem adequada para anunciar o Evangelho. Precisamos ter criatividade para anunciar o Evangelho, mas sem o Espírito Santo não vamos conseguir fazer isso. É o amor a Jesus, a fidelidade aos seus ensinamentos, não abrir mão da nossa fé e dos nossos valores cristãos, que vamos viver em comunhão com Deus e com o próximo”, enfatiza Frei Alessandro.

Confira a reflexão do Frei Alessandro Dias.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X