Paz e Bem!
Celebrando o 26º Domingo do Tempo Comum, a Palavra de Deus nos afirma que: Deus age onde quer, quando quer e em quem ele quer. Na Primeira Leitura do Livro dos Números (Nm 11,25-29), Deus envia seu Espírito a vários filhos de Israel. E Moisés diz: quem dera que todo o povo profetizasse!
A Graça de Deus não é privilégio de poucos, nem se prende a nenhuma instituição ou religião. Deus é livre para agir no coração de todos, pois todos são filhos de Deus.
No Evangelho (Mc 9,38-43.45.47-48), também Jesus vai dizer: “quem não é contra nós, é a nosso favor”. Jesus nos alerta para termos atenção em não nos deixarmos conduzir por aquilo que nos leva ao pecado. É preciso cortar (mão, pé, olhos), mudar aquilo que os impede de vermos Deus agindo onde quer. Um copo de água, dado com amor tem sua recompensa!
A carta de São Tiago (Tg 5,1-6) afirma que as riquezas deste mundo podem levar à injustiça, ao pecado e à morte. As riquezas deste mundo são passageiras, são ilusão.
É preciso usar com sabedoria os bens deste mundo para promover a dignidade das pessoas, e construir um mundo mais justo e fraterno. A “caridade assistencialista” não promove a dignidade das pessoas. A justiça pode construir um mundo mais solidário, mais digno.
Procuremos perceber as ações de Deus onde ele se manifesta e colaborar na construção do Reino entre nós.