Reflexão: A Sagrada Família nos ajuda a vencer as dificuldades do nosso tempo

Compartilhe:

Deus escolhe a família para realizar seu projeto de salvação

Paz e Bem!

Celebrando o Tempo do Natal do Senhor, neste domingo, a Igreja Católica festeja a Solenidade da Sagrada Família de Nazaré: Jesus, Maria e José. Para nossa meditação, tomamos a Santa Família como modelo e postura de todas as famílias. A exemplo dela, somos chamados a assumir também nosso projeto, pensado por Deus, para colocá-lo em prática. A família é o lugar de colocar em ação o sonho de Deus.

O texto evangélico proclamado (Lucas 2, 22-40) neste dia traz a apresentação do Menino Jesus no Templo. Seus pais, José e Maria, vão ao Templo oferecer o Menino a Deus. Lá estão o velho Simeão e a Profetisa Ana, ambos leigos e tinham no coração o desejo de ver cumprida a sua esperança, a promessa do Senhor. Eram simples, serviam o Senhor com humildade. Desta forma, o mistério de Cristo e do Reino  foi revelado a eles.

Ainda no trecho do Evangelho, há afirmação que “o Menino crescia em graça e sabedoria”. Jesus é criança! Nasceu, cresceu e conviveu num seio familiar, congregou família. Deus quis ser família. Deus quis nascer, crescer e viver entre nós, de forma humana, num vida em família.

Deus escolhe uma família simples e comum para ficar conosco, ser um de nós e realizar seu projeto de vida e de amor, contando com cada um de nós. E o primeiro lugar onde Deus encarna seu amor é na família. É no seio familiar que escutamos, por primeiro a Palavra de Deus, encontramos a defesa da vida, somos acolhidos e amados. É lá dentro da nossa casa que somos desafiados a sermos “José”, enquanto “Pai”; “Maria”, enquanto “esposa, mulher”; e “Jesus”, enquanto filho obediente, atencioso, amoroso e zeloso. Família é o lugar da manifestação do grandioso e infinito amor de Deus por nós.

Assista a reflexão dos Freis Alessandro Dias e Pedro Engel.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

Aconteceu na Penha em 1750…

Paz e Bem! Sempre às sextas-feiras conhecemos um pouco mais sobre a tradição, a história e a expressão de fé do povo capixaba. Estamos destacando

X