Quarta-feira de Cinzas com Missas no Campinho do Convento

Compartilhe:

“Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo” (Joel 2,12)

Paz e Bem!

Na próxima quarta-feira (17/02) a Igreja inicia o tempo litúrgico da Quaresma, em que somos chamados a caminhar com o Senhor pelo deserto, a praticar jejum, gestos concretos de fraternidade e caridade, além do convite para vivenciarmos os mistérios da paixão e morte de Jesus, afim de chegarmos à ressurreição. Quaresma é tempo de misericórdia, de profunda oração, de intimidade com Deus; é tempo de solidariedade, gratidão, reflexão e mudança de vida.

A situação de saúde causada pela crise pandêmica do coronavírus continua exigindo uma série de atenções que também se refletem em âmbito litúrgico. Tendo em vista que as Celebração das Cinzas abre a Quaresma, a Congregação Vaticana para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos publicou nota em seu site as disposições a serem seguidas pelos celebrantes no rito de imposição das Cinzas.

“Feita a oração de bênção das cinzas e depois de as ter aspergido com água benta sem dizer nada – precisa a nota -, o sacerdote, voltado para os presentes, diz uma só vez para todos a fórmula que se encontra no Missal Romano: ‘Convertei-vos e acreditai no Evangelho’, ou ‘Lembra-te que és pó da terra e à terra voltarás’.”

Depois, prossegue a nota, “o sacerdote lava as mãos, coloca a máscara protegendo o nariz e a boca, e impõe as cinzas a todos os presentes que se aproximam dele, ou, se for mais conveniente, aproxima-se ele do lugar daqueles que estão de pé. O sacerdote pega nas cinzas e deixa-as cair sobre a cabeça de cada um, sem dizer nada”.

Viver o tempo da Quaresma é nos prepararmos para a experiência da dor e do sofrimento como purificação para chegarmos diante da alegria radiante, alegria verdadeira que é a Ressurreição de Jesus. Nesses momentos, a Igreja nos convida à conversão, muitas vezes de palavras, ações, atitudes.

Assim como Deus deu seu Filho para morrer por nós, também devemos morrer para uma vida de pecado, e, renascer para uma vida em Jesus. Lembramos também, que neste dia das Cinzas, assim como na Sexta-feira da Paixão do Senhor, devemos praticar o jejum.

O Convento da Penha realiza uma programação especial para a Quarta-feira de Cinzas. Haverá Missa às 7h e 15h, no Campinho, com imposição das Cinzas. As duas Missas terão participação do povo fiel, desde que respeitando os protocolos exigidos pelas autoridades sanitárias, para evitar a expansão do coronavírus.

Confira a programação completa abaixo

17 de fevereiro – QUARTA-FEIRA DE CINZAS

MISSAS PRESENCIAIS NO CAMPINHO: 7h e 15h (com transmissão pelas redes sociais do Convento)
CONFISSÕES: 8h às 11h e 14h às 16h (necessário agendamento pelo telefone 27 3329-0420)
SECRETARIA: 8h às 16h.
LANCHONETE: 8h às 16h.
VANS DE TRANSPORTE: 6h às 16h30.
CAPELINHA DE SÃO FRANCISCO: 7h às 16h.
ACESSO DE AUTOMÓVEIS: Não será permitido acessar o Campinho com veículo próprio.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X