Quarta-feira de Cinzas: a penitência deve trazer alegria, porque é mudança de vida

Compartilhe:

Paz e Bem.

Com a celebração da Quarta-feira de Cinzas, a Igreja no mundo inteiro, inicia a Quaresma, tempo forte de conversão. As cinzas sagradas que são impostas na fronte ou na cabeça dos fiéis têm fundamentação bíblica e explicação histórica, já que no Antigo Testamento eram usadas como símbolo de arrependimento. Significa ainda a intenção de morrer para o pecado e viver para Cristo. Recorda ainda que a humanidade é formada de pó e ao pó, um dia voltará.

Milhares de fiéis participaram das Missas na manhã de desta quarta, na Capela do Convento e receberam sobre a cabeça a Imposição das Cinzas Sagradas, também como um sinal para a conversão e penitência. Às 9 horas, a Missa foi presidida pelo Frei Robson de Castro Guimarães.

“O tempo da Quaresma é tempo para nos prepararmos para esta grande celebração, de Jesus Ressuscitado dentre os mortos. Mas também, prepararmos para um dia a nossa ressurreição dentre os mortos, para alcançarmos como uma herança que nos será dada, a vida eterna”, disse Frei Robson.

A tarde, foi realizada a tradicional Missa no Campinho, com presença de enfermos, gestantes, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Muitos que escolheram o Santuário do Perdão e da Graça para iniciar o tempo de jejum, oração e penitência, a Quaresma. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Guardião e Reitor do Convento, Frei Gabriel Dellandrea, OFM. Ele explicou, na homilia, o significado das obras de misericórdia e das virtudes penitenciais no tempo quaresmal.

“A penitência deve nos trazer alegria. Penitência deve nos trazer primeiro lugar alegria, porque é mudança de vida. A penitência que fazemos é uma mudança de vida, em busca de gerar uma nova vida em nós. A penitência é como uma gravidez, onde nós mudamos nossas ações, nossas posturas e procuramos transformar as coisas em nós, porque sabemos que estamos gerando uma nova vida. Um novo caminho, uma nova postura. Por isso é motivo de alegria, gera uma nova forma de viver”, explicou.

Ao final, Frei Gabriel fez um convite aos devotos: “Que seja um tempo quaresmal frutuoso para todos nós. Que possamos buscar a penitência que transforme nosso coração e nos faça homens e mulheres novos”.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X