• Início
  • /
  • Estudos
  • /
  • “Quaresma é tempo propício para ouvir e colocar em prática a Palavra de Deus”, enfatiza Frei Djalmo

.. Redirecionamento Amigos do Convento Artigos e Reflexões Banner Home Fim Banner Home Lateral Banner Home Lateral Pequeno Banner Home Meio Banner Maior Home CONVENTO NA MÍDIA Destaques

26/02/2024

“Quaresma é tempo propício para ouvir e colocar em prática a Palavra de Deus”, enfatiza Frei Djalmo

Compartilhar:

Paz e Bem.

O Convento da Penha recebeu na manhã deste 2° Domingo da Quaresma (25), a XXIV Romaria do Quarto Território de Alfredo Chaves, Região Serrana do Espírito Santo, do distrito de São José. A Romaria contou com a participação de mais de 120 pessoas. Os fiéis saíram da cidade na tarde da última sexta-feira e caminharam cerca de 100km em três dias de percurso. Na manhã de hoje, completaram o trajeto até o Santuário de Nossa Senhora da Penha.

O grupo é formado por muitos jovens e devotos que cumprem a tradicional devoção afim de expressarem sua fé à Padroeira. Ao longo do percurso, muitos fazem preces e orações de ação de graças por um pedido atendido.

Na reflexão da Liturgia da Palavra, Frei Djalmo Fuck, Guardião e Reitor do Convento, lembrou que a Transfiguração do Senhor ensina que Jesus teve “amigos do coração, amigos de confiança”, com quem ele pode revelar seu ministério. “O Evangelho lembra que Jesus chama consigo Pedro, Tiago e João, que eram amigos próximos de Jesus, amigos da intimidade, amigos com os quais Jesus podia abrir o seu coração e confiar neles, – vocês lembram que Jesus chamou doze, mas ao alto da montanha, que nós chamamos de ‘Monte Tambor’,  Jesus chama apenas três, os amigos da intimidade -, assim como nós temos muitos conhecidos, mas amigos verdadeiros são poucos, aqueles amigos que a gente pode contar um segredo e que não saem espalhando aquele segredo, por isso amigos da intimidade, amigos do coração, amigos que nós temos confiança. Lá no alto do Tabor, Jesus se revela verdadeiramente como o Filho de Deus. O Evangelho diz que, de repente uma nuvem os encobriu e desta nuvem sai uma voz ‘este é o meu Filho Amado, escutai o que ele diz’, então Jesus é revelado aos discípulos, a Pedro, Tiago e João, verdadeiramente como Filho de Deus”, explicou Frei Djalmo.

Ainda no contexto do Evangelho, o Guardião disse que é importante compreender e escutar o que o Senhor diz. “Aqui está o núcleo do 2º Domingo da Quaresma: Escutar a voz do Senhor. Não é fácil, meus irmãos e irmãs, escutar a voz de Deus. Em nossa volta, estão muitas vozes, muita gente que fala… Tem o jornal, tem a televisão, tem a internet, as redes sociais, tem uns amigos todos que contam coisas. Nós ouvimos muita coisa, mas como no meio desse turbilhão de informação e de falas, escutar a voz de Deus não é fácil, porque existem muitos ruídos que nos impedem de ouvir verdadeiramente a voz de Deus. E por que nós precisamos ouvir a voz de Deus? Esta é a questão: ouvir a voz de Deus, para fazer aquilo que ele espera e deseja que cada um de nós, se nós não ouvirmos corretamente aquilo que Deus nos pede, nós teremos dificuldades de fazer o que Ele espera de cada um de nós. Então, ouvir para bem praticar a palavra de Deus para fazer a escolha certa, a escolha correta. Para saber se nós vamos caminhar à direita, vamos caminhar à esquerda, se vamos dar um passo à frente, se precisamos dar dois passos para trás, por isso, ouvir a voz de Deus e o tempo da Quaresma é esse tempo propício, esse tempo favorável, para ouvirmos e praticarmos a Palavra de Deus. E nós praticamos a Palavra de Deus onde? Primeiramente, dentro da família, ali dentro de casa, é ali que nós vivemos a palavra de Deus nas nossas relações familiares depois na vida de comunidade. Somos chamados a viver esta palavra na sociedade, onde quer que a gente esteja, o nosso ambiente de trabalho, nosso ambiente de estudos, é ali que nós somos convidados a viver essa Palavra”, afirmou Frei Djalmo.

 

O frei também comentou sobre a Campanha da Fraternidade deste ano. Para ele, “é um convite a viver e a praticar a Palavra de Deus” quando todos se reconehcem irmãos e irmãs. “Quando a Campanha nos lembra que somos todos irmãos e irmãs uns dos outros, ‘todos vós sois irmãos e irmãs uns dos outros’, é uma forma de nós escutarmos e praticarmos a Palavra de Deus, embora pessoas diferentes, famílias diferentes, comunidades diferentes, regiões diferentes, somos irmãos uns dos outros, nós procuramos querer bem um ao outro, formamos a família de Jesus, que ouve a Palavra de Deus e pratica esta Palavra. Todos nós somos irmãos e irmãs uns dos outros e que Deus nos ajude a viver esta Santa Palavra, a escutar o que Deus espera que cada um de nós seja”, concluiu.

Depois da Comunhão Eucarística e da bênção de envio, Frei Djalmo tirou uma foto protocolar com os romeiros de Alfredo Chaves.


NOTÍCIAS

Paz e Bem. A memória de Santa Isabel da Hungria, Padroeira da Ordem Franciscana Secular, foi celebrada com alegria na tradicional Missa da tarde na Capela do Convento da Penha.

Paz e Bem. Na manhã deste domingo, Dia Mundial dos Pobres, a Romaria da Paróquia Santa Rita de Cássia, de Teixeira de Freitas (Bahia), lotou a Capela do Convento da

Paz e Bem. No final da manhã deste sábado, feriado da Proclamação da República, o Campinho do Convento da Penha recebeu peregrinos da Paróquia São Sebastião de Alto Guandu, Afonso

Paz e Bem. Fiéis da Paróquia São João Batista, da cidade de Aracruz, região norte do Espírito Santo (Diocese de Colatina), realizaram na manhã deste sábado (15) uma Peregrinação ao