Moacir Beggo
Vila Velha (ES) – A apresentação o “Canto das Írias”, que encantou o público nesta sexta-feira à noite (01/4), poderá ser visto novamente neste domingo após a Romaria das Mulheres, na Prainha, em Vila Velha. O espetáculo que reúne teatro, música e dança abriu a noite cultural da Festa da Penha, que teve na sequência a palestra de Frei Vitório Mazzuco sobre a Misericórdia e a apresentação musical de Frei Florival Mariano Toledo e Frei Paulo César Ferreira.
O “Canto das Írias”, com beleza, movimentação e comunicação, conquistou o público, que se manifestou com aclamações durante várias vezes na apresentação. O texto foi escrito e concebido por Wilde Fábio dos Santos, consagrado da Comunidade Católica Shalom. Segundo ele, o título é um neologismo criado por ele para explicar o processo de desfiguração do homem contemporâneo, que perdeu o sentido de sua vida espiritual e social, tornando-se uma “fera” desfigurada de sua identidade.
Na primeira parte do espetáculo, os bailarinos usam perucas e roupas que lembram uma fera em coreografias muito bem elaboradas. Esse homem caído tem a chance de se reerguer no caminho no encontro com o Cristo Misericordioso.
Frei Paulo, Frei Florival e músicos colocaram o povo para cantar com os “hits” do Oitavário. A noite musical terminou com o pedido de bis atendido com a Oração de São Francisco.