“O espírito do Senhor está sobre mim, me ungiu e me enviou para pregar a boa nova aos humildes” (Is 61,1). A citação bíblica do profeta Isaías foi o lema escolhidos por 4 jovens residentes na Fraternidade do Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis (RJ), que serão ordenados diáconos, no próximo dia 15 dezembro, às 10h, na Igreja do Sagrado, como é carinhosamente chamada pelos fiéis.
Frei Domingos Cacanda Soma, Frei Elias Hebo Luís, Frei Evaristo Seque Joaquim e Frei João Manoel Zechinatto serão ordenados para exercer o ministério diaconal pelas mãos de Dom Joel Portella Amado, Bispo da Diocese de Petrópolis.
Com alegria, os confrades da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, a comunidade e convidados irão acompanhar a cerimônia que confirmará a disposição desses irmãos demonstrada desde o início de sua caminhada formativa e, tendo percorrido um processo de fortalecimento e amadurecimento no seguimento de Jesus Cristo, de estar a serviço da Igreja, da Ordem e da sociedade atuando na caridade aos irmãos, no anúncio da Palavra e no serviço ao altar do Senhor, ao modo do carisma e da espiritualidade franciscana.
“Para um frade franciscano há várias formas de serviço à Igreja. Há alguns irmãos que são chamados a servirem ao Povo de Deus desse modo específico. Todos somos servidores e os que são ordenados diáconos devem exprimir ao mundo essa forma específica do serviço que espelha o próprio Cristo Senhor”, disse o Mestre do Tempo de Profissão Temporária, Frei Marcos Antonio de Andrade.
A Constituição Dogmática Lumen Gentium, em seu número 29, descreve a função a qual os frades são chamados da seguinte forma: “Administrar o Batismo solene, conservar e distribuir a Eucaristia, assistir e abençoar em nome da Igreja aos Matrimônios, levar o viático aos moribundos, ler a Sagrada Escritura aos fiéis, instruir e exortar o Povo, presidir ao culto e as orações dos fiéis, administrar os sacramentos e presidir aos ritos dos funerais e da sepultura”. E, ainda, de maneira sintética, o texto ainda diz que os diáconos “servem o Povo de Deus na diaconia da Liturgia, da Palavra e da Caridade”.
Saiba quem são os frades que receberão a Ordenação Diaconal:
Frei Domingos Cacanda Soma – Nascido em 10 de setembro de 1992, em Benguela, Angola. Vestiu o hábito franciscano e iniciou o Noviciado em 15 de janeiro de 2016 e sua Primeira Profissão na Vida Religiosa foi no dia 5 de janeiro de 2017. Já a Profissão Solene foi em 17 de setembro de 2022.
Frei Elias Hebo Luís – Nasceu no dia 22 de novembro de 1992, na cidade de Congola Alto Cuale, Angola. Vestiu o hábito franciscano e iniciou o Noviciado em 15 de janeiro 2016 e sua Primeira Profissão na Vida Religiosa foi no dia 5 de janeiro de 2017.
Frei Evaristo Seque Joaquim – Angolano nascido no dia 12 de janeiro de 1994, na cidade de Lobito. Vestiu o hábito franciscano e iniciou o Noviciado em 15 de janeiro de 2016 e sua Primeira Profissão na Vida Religiosa foi no dia 05 de janeiro de 2017.
Frei João Manoel Zechinatto – Nascido em 15 de dezembro de 1992, em Serra Negra, São Paulo. Vestiu o hábito franciscano e iniciou o Noviciado em 14 de janeiro de 2017 e sua Primeira Profissão na Vida Religiosa foi no dia 8 de janeiro de 2018. Já sua Profissão Solene foi no dia 17 de setembro de 2022.