Projeto inédito no estado realiza preservação e conservação de vestimentas sacras do Convento

Compartilhe:

Com o objetivo de catalogar, proteger e valorizar vestimentas usadas nas imagens de Nossa Senhora e demais imagens sacras do Convento da Penha, um projeto inédito no Espírito Santo contempla mais de 200 peças têxteis do acervo de esculturas do Santuário que é um dos mais antigos do Brasil.

Entre os artefatos, constam mantos, túnicas, anáguas, sobrevestes, vestidos camisola e laços, além de outros objetos que estão sendo nomeados e catalogados. As vestes foram feitas em tecidos de veludo, cetim, tafetá, cambraia, com rendas e bordados realizados à mão e à máquina.

“A execução desse trabalho contribuirá para a preservação de nossas memórias culturais, religiosas e históricas”, destacou Fuviane Galdino Moreira, coautora e coordenadora técnica do projeto intitulado “Inventário e conservação preventiva das vestes têxteis do acervo escultórico do Convento da Penha, em Vila Velha–ES”, cujas atividades são executadas com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), e ainda contam com o apoio de voluntários do Convento da Penha, sobretudo de Maria Célia Dalvi Brunelli Sales.

“A conservação preventiva de vestes têxteis de esculturas sacras contribui para que se resguarde a trajetória histórica e devocional da peça”, ressaltou Carolina Morgado Pereira, especialista em conservação preventiva de têxteis e vestuário, e coautora deste projeto.

As fichas de inventário e de conservação estão sendo preenchidas pelas assistentes de museologia e conservação têxtil, Carolina Lima Ávila e Flávia Zanardini Alves Rosa, sob a orientação da museóloga Anne Teixeira Barcellos, e supervisionadas por Carolina Morgado e Fuviane Moreira. Anne também é responsável pelo arrolamento desses bens e enfatiza que a catalogação desse acervo sacro têxtil contribui para a sua valorização e legitimação como patrimônio da sociedade capixaba.

Aprovado pelo edital 06/2022 da Secretaria de Estado da Cultura (Secult–ES), este projeto tem como proponente o Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha, sob a presidência de Luiz Paulo Siqueira Rangel, que afirma que a preservação e a conservação da história e da cultura de Vila Velha são uns dos principais objetivos do IHGVV.

Após a conclusão dos trabalhos, as peças poderão ser conferidas pelo público em geral por meio de um catálogo em forma de e-book.


Sobre o catálogo

O catálogo intitulado “Vestir o sagrado: artefatos têxteis de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo” reforça o sentimento de pertença e de valorização da cultura capixaba, contribuindo para que as práticas religiosas e artísticas do Convento da Penha sejam rememoradas. Ao expor de forma digital esse catálogo, possibilitaremos que o conjunto têxtil do Convento da Penha seja conhecido em todo o território estadual, nacional e internacional.

Nesse catálogo, constam prefácio, duas apresentações e cinco artigos, com seus respectivos autores, nesta ordem: prefácio de Paula Nunes Costa (museóloga e fiscal do edital Funcultura nº. 06/2022); primeira apresentação, escrita por Frei Djalmo Fuck; (guardião do Convento da Penha); segunda apresentação, redigida por Luiz Paulo Siqueira Rangel (presidente do IHGVV e proponente deste projeto); um artigo da Profa. Dra. Maria Regina Emery Quites, referência para os estudos sobre “Imagens de Vestir” no Brasil;  Leonardo Caetano de Almeida, referência para os estudos sobre N. Sra. da Penha; Anne Teixeira Barcellos (mestre em Museologia e Patrimônio pela Unirio, e museóloga deste projeto; Carolina Morgado Pereira (Profa. Dra. em Artes Visuais pela UFRJ, autora deste projeto e orientadora dos procedimentos de conservação preventiva desse acervo têxtil; e Fuviane Galdino Moreira (Profa. Dra. em Artes Visuais pela UFRJ, autora deste projeto e coordenadora técnica.

Organizadoras: Anne Barcellos, Carolina Morgado, Fuviane Galdino.
Fotógrafa: Maria Zanete Dadalto.
Designer gráfico responsável pela diagramação e editoração do e-book deste catálogo: Bruno Rodrigues Silveira.
Revisão dos artigos do catálogo: especialista em revisão de textos, Viviane Doravel Borges.


Serviço

Evento: Lançamento do projeto de inventário e conservação preventiva das vestes têxteis do acervo escultórico do Convento da Penha, em Vila Velha–ES
Data: 25 de abril de 2024 (quinta-feira)
Horário: 15 horas
Local: auditório da “Casa Verde” no Convento da Penha

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X