Projeto de criação do Regional Leste 3 é estudado em reunião do Sub-Regional

Compartilhe:

Paz e Bem!

Na manhã desta quinta-feira, 12 de março, o Sub-Regional Leste 2 – província eclesiástica do Espírito Santo – da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) esteve reunido no Centro de Treinamento Dom João Batista para estudar a estrutura física, pastoral e administrativa para implantação do Regional Leste 3, que será composto pelas Igrejas Particulares do estado: a arquidiocese de Vitória e as dioceses de São Mateus, Colatina e Cachoeiro do Itapemirim.

Pe. Roberto Marcelino de Oliveira, secretário executivo do Leste 2, foi responsável por assessorar a reunião ampliada, que contou com a participação de bispos, padres e lideranças leigas das quatro (arqui)dioceses do Espírito Santo.

Durante a Assembleia Arquidiocesana do Povo de Deus, que aconteceu em fevereiro, o arcebispo de Vitória, dom Dario Campos, explicou as etapas para a implantação do Regional Leste 3 e compartilhou com alegria a notícia que aguarda o resultado da última fase; a votação do projeto, que deve acontecer durante a 58ª Assembleia Geral da CNBB, realizada de 22 a 30 de abril deste ano.

“A discussão da criação do Regional Leste 3 no Espírito Santo já vem de algum tempo e eu me dispus a ceder espaço para sede. A proposta foi aprovada no sub-regional e levada para reunião do Regional Leste 2, sendo também aprovada. Precisava ser levada para o Conselho Permanente da CNBB, que aconteceu no ano passado, e também lá foi aprovada. Agora esperamos o resultado da votação na 58ª Assembleia Geral da CNBB.  Vamos aguardar e se Deus quiser teremos então o Regional Leste 3 CNBB, com o Espírito Santo tendo seu rosto, sua identidade, seu jeito de ser Igreja caminhando. Acho que será muito bom para todos nós”, afirmou.

Criação do Regional Leste 3

A partir da aprovação do projeto espera-se que a colegialidade da ação comum, do estudo e a aplicação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil sejam facilitados. Também pretende-se favorecer a construção de uma pastoral orgânica, a partir das características e das Comunidades Eclesiais de Base, sem que se perca a identidade específica de cada região, e com os organismos de comunhão, marca evangelizadora da Igreja capixaba.

*Com informações do site do Regional Leste 2

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X