Paz e Bem!
É com este título que um grupo de amigos ciclistas, se reúne há cinco anos, para realizar a subida ao Campinho do Convento da Penha de bicicleta, assim, além da prática da atividade física, os participantes podem contemplar a majestosa e imponente vista noturna do alto da Penha, e cuidar de “duas saúdes”: a saúde do corpo e saúde da alma.
Em mais uma noite memorável, com direito a uma verdadeira chuva de bênçãos abençoando os mais de 325 ciclistas que subiram até o Campinho do Convento para a 11ª edição ininterrupta neste ano de 2022 do pedal mais bonito do Estado.
Há três anos, em tempos sem pandemia, um grupo de ciclistas se reúne mensalmente para realizar a subida de bike ao Campinho do Convento da Penha. Aí a gente prova que atividade física e fé tem tudo a ver, ou seja, é possível exercitar o corpo e manifestar a fé, contemplando a maravilhosa vista do alto do Convento a noite. Assim, a saúde anda, pedala em dia e a devoção… também!
Centenas de ciclistas pedalam com segurança, conforto e de forma organizada. A subida segura é realizada com iluminação e monitoramento. Aí as pessoas podem fotografar, contemplar, deslumbrar e se encantar porque bem-estar e fé estão aliadas, juntas.
A bênção da noite desta terça-feira, ficou por conta dos freis Paulo César e Pedro Engel. Eles rezaram e abençoaram os ciclistas, mostrando também que independente da religião ou do credo de cada um, o importante é a união num lugar que abraça a todos, indistintamente.
O destaque do Pedal é a crescente participação das famílias. O encontro, que sempre acontece na segunda terça-feira do mês, tem reunido cada vez mais famílias que sobem em número expressivo. Adultos, crianças, jovens, homens e mulheres, não há distinção, o que se vê é uma turma que é apaixonada pela magrela, a bike!
O Pedal
O Pedal Paz e Bem é uma iniciativa que já conta com mais de 500 participantes, entre atletas profissionais e amadores. Ao participar, as centenas de ciclistas, podem ainda entrar em sintonia com a devoção à Nossa Senhora da Penha. Outro privilégio para os pedaleiros é a oportunidade de encontrar amigos de outros grupos de pedais, já que o Convento já possui na própria identidade, a unidade.
O Pedal iniciou suas atividades depois que um grupo de cinco amigos, de diferentes equipes de pedais da Grande Vitória (Pedivela, Amigos da Praia, TSDB) se reuniram para organizar, pensar em cada detalhe, segurança e com a autorização do então Guardião do Convento na época (2017), Frei Paulo Roberto Pereira, que acompanhou tudo, eles começaram a subida. Nas primeiras edições, o evento contava apenas com pouco mais de vinte participantes.
De acordo com o Paulo Piontkowiski, idealizador e um dos organizadores responsáveis pelo Pedal, a subida ao Convento da Penha é a mais aguardada por todos os grupos, além de ser o Pedal com maior participação. “Muitas pessoas, mesmo sem ser católicas, conversam com a gente, falam que amam subir ao Convento. Sobem pela vista, pelo ambiente e ainda assim, contam histórias de bênçãos e milagres. Eles ficam cada vez mais felizes, mais agradecidos, alguns de longe [fora da Grande Vitória] ficam muito animados quando sabem que poderão subir a ladeira do Convento pedalando. Fico muito feliz em poder participar do Pedal Paz e Bem! Fico agradecido ao Frei Paulo e Frei Pedro que confiaram em nós, confiaram na organização do Pedal”, afirmou Paulo.
Para participar a única exigência, além da bike, é a utilização de equipamentos de segurança individual: o capacete e o farol. Qualquer pessoa preenchendo estes dois requisitos, pode participar. Não há nenhuma taxa de inscrição, participação, subida, nada disso.