Pe. Anderson: “Não nos sintamos sozinhos em nossa dor”

Compartilhe:

Vila Velha (ES) – No segundo dia do Oitavário da 451ª edição da Festa da Penha, Pe. Anderson Teixeira, representando a Área Pastoral Vila Velha, presidiu a Celebração Eucarística, às 16 horas, na aconchegante e histórica capela do Convento. A Santa Missa foi transmitida pelas redes sociais, emissoras de TV e rádio.

Pe. Anderson, que é pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Vila Velha, focou sua homilia no tema para este dia: “O olhar comprometido com a transformação da realidade”. O tema geral da Festa é “Vosso olhar a nos volvei”, tirado da Salve Rainha.

Segundo o celebrante, o olhar humano, como o olhar de Maria, se volta para Jesus, porque é ele a razão da nossa esperança. “E na vitória de Cristo vencemos também as adversidades de cada dia. Não nos sintamos sozinhos em nossa dor. Não nos sintamos abatidos e desanimados e, sobretudo, sozinhos nas angústias que passamos. Sintamos a presença transformadora, animadora, do próprio Cristo, que caminha conosco, que vem ao nosso encontro através da Eucaristia, através da sua Palavra e através da sua oração silenciosa, que muitas vezes fazemos em nossa casa nesse tempo de pandemia”, animou Pe. Anderson.

“Subimos hoje ao Convento da Penha nesse tempo diferente da nossa realidade. Trazemos nossas vidas, trazemos a realidade que nos cerca e pedimos que nossa Senhora nos ajude a transformar o nosso olhar sobre o mundo. Toda a transformação da realidade passa transformação da maneira com que enxergamos a realidade. Se olhamos a realidade com olhar pessimista, se olhamos a realidade a partir do mal, a partir da morte, nós vemos o caos que está instalado. Quando olhamos a realidade a partir da nossa fé, a partir da nossa esperança, a partir das possibilidades que temos, de maneira criativa, de amenizar o sofrimento dos mais necessitados, nós vemos a realidade com a possibilidade de mudança”, explicou o celebrante.

Segundo ele, é nesse que se celebra o mistério da salvação. “A celebração eucarística, presença real do Cristo Ressuscitado, deve nos levar ao novo olhar. E olhando e meditando sobre Maria, também ela nos inspira a este novo olhar da realidade e à necessidade de transformá-la. A nossa fé tem um poder enorme. A nossa maneira de crer tem um poder enorme. A alegria que nasce da experiência com Cristo tem o poder enorme de transformar e de renovar os nossos corações”, enfatizou.

“Por isso, pedindo a intercessão da mãe de Jesus, pedindo a intercessão da Virgem da Penha, busquemos aqui, neste Santuário, força, luz, bênçãos e graças para vencermos essa pandemia e vencermos todas as adversidades que assolam e comprometem a vida do nosso povo”, recomendou.

“Nossa Senhora da Penha seja sempre um refúgio para aqueles que esperam em Deus para que possamos ser neste mundo sinal da presença de Cristo, que alegra, que coloca de pé, que caminha com todos aqueles que sofrem”, concluiu.

O terceiro dia do Oitavário, 6 de abril, começa com a Bênção do dia pela TV Gazeta. Ao meio-dia, o público será convidado a uma grande corrente de oração através do Terço Franciscano, que será transmitido ao vivo nas redes do Convento da Penha. A primeira Missa do Oitavário, às 16 horas, será presidida Pe. Ronaldo e Pe. Hadeleon, área pastoral Cariacica-Viana. Às 18 horas, o Programa “Salve Mãe das Alegrias” terá a participação do cantor Manfredo, terminando o dia com a segunda Missa, às 20 horas, presidida por Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

 

Texto de Moacir Beggo e fotos de Isabela Ladeira e Matheus Borsoi

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X