Paz e Bem.
O Convento da Penha, Santuário do Perdão e da Graça, Casa de Nossa Senhora da Penha, refúgio das famílias cristãs, acolheu na tarde deste sábado (7), membros do ECC (Encontro de Casais com Cristo), para o encerramento das atividades e ação de graças a Deus pelos trabalhos realizados neste ano. O ECC é um movimento para casais que tem objetivo de trazer as famílias para a Igreja, fortalecer a harmonia, a unidade e o amor do núcleo familiar.
Na prática, os casais convidados participam de um encontro e de pós-encontros, depois, os casais são inseridos nos movimentos e pastorais da paróquia. O serviço promove o amor pela Igreja e pela família. O encontro é realizado em três etapas: a primeira é evangelizar as famílias. A segunda é o estudo dos documentos da Igreja e a terceira etapa é a responsabilidade da família com a Igreja, é o “caminhar juntos”.
Casais que formam as coordenações paroquiais e estão ligados ao Conselho Arquidiocesano, subiram até a Capela do Convento e celebraram com alegria a Santa Eucaristia, que foi presidida pelo diretor espiritual do ECC na Arquidiocese de Vitória, Padre Alessandro Chagas. A Missa também fez memória de Santo Ambrósio, Bispo de Milão e Doutor da Igreja.
Ao iniciar a explicação da Liturgia da Palavra, Padre Alessandro lembrou a importância do ECC para as famílias. “Hoje encerramos o tempo celebrativo dos trabalhos do ECC feitos em 2024 e assim, aos pés da Mãe, queremos colocar este movimento, este bem que eles fazem para a Igreja no Estado do Espírito Santo. Hoje é tempo de render graças a Deus por tudo que Ele fez e abrir o coração por tudo que Ele irá fazer por cada um de nós que estamos aqui, como casais, e como filhos e filhas de Nossa Senhora. Nossa motivação é resgatar o valor da presença de Deus em nossa vida”, afirmou.
Sobre o Advento, o presbítero ressaltou que o tempo de espera quer fazer com que cada um olhe para sua vida e perceba a proximidade com as coisas de Deus. “A liturgia nos motiva a olhar para nossa vida e nos perguntar, numa provocação, como que eu posso dar um passo a mais para Deus, renunciando o que nos pesa, para ser, de fato, um cristão todo voltado para nosso Deus. A renúncia requer essa entrega e a entrega requer de nós uma prontidão, e a prontidão, uma confiança que é Deus que conduz nossa vida”, detalhou Padre Alessandro.
O Padre finalizou a homilia reforçando que todos são “discípulos de Cristo hoje”, assim como o Senhor “chamou, capacitou e enviou os doze”, hoje envia a todos. “Hoje o convite feito é para nós que estamos aqui. Quantas vezes nós, de comunidade, de paróquia, já fomos convidados a dar um ‘sim’ para uma pastoral, para algum movimento e você falava ‘ah mas não tenho capacidade, não sei fazer, não dou conta, eu trabalho, estudo, tenho outras preocupações’… Mas perceba que quanto mais a gente se abre ao ‘sim’, a esta graça de Deus, nós vemos quanto Ele capacita e orienta nossa vida. A confirmação está no Salmo que cantamos hoje: ‘Felizes são aqueles que esperam no Senhor!”