Participe da Missa do 25º Domingo do Tempo Comum, em família

Compartilhe:

Paz e Bem!

Celebramos neste dia 20 de setembro, o 25º Domingo do Tempo Comum, quando a Igreja no Brasil celebra o Mês da Bíblia, acompanhe a Celebração da Santa Missa na sua casa. Acolhendo as orientações das autoridades sanitárias, nossos bispos, nas mais diversas situações e realidades, vão, a partir de um cuidadoso discernimento, orientando suas comunidades sobre como e quando vão sendo retomadas as celebrações comunitárias presenciais. No entanto, resguardando o isolamento social, muitas pessoas continuam em casa, rezando e participando na “Igreja Doméstica”

No Convento da Penha a Missa será celebrada às 9h com transmissão ao vivo pelas redes sociais e ainda sem a presença do público. “Somos convidados a todo instante a trabalhar na vinha do Senhor, pois ‘só uma coisa importa: viver à altura do Evangelho de Cristo’ (Filipenses 1,27a)”

No texto do Evangelho (Mateus 20, 1-16), Jesus nos conta a parábola do dono da vinha que sai pelos campos e pelas ruas, à procura de operários. “Por que vocês estão aí desocupados o dia inteiro?”, este questionamento feito pelo mestre aos operários é carregado de surpresa com a resposta. Dentre todos os ensinamentos que conseguimos extrair desta liturgia, aprendemos que mesmo com as diferenças, somos desafiados a agir com simplicidade e amor para com o nosso próximo. Jesus traz a todos a possibilidade de reencontro e resgate da esperança.

A parábola fala de convite e uns começaram a trabalhar bem cedo. Outros chegaram na última hora e todos tiveram o mesmo pagamento. Os que atravessaram o dia reclamaram. Mereciam mais. O patrão diz que o que havia combinado pagava e ponto final. Os operários da primeira hora se revoltam. Movimento de inveja. Jesus fala de “olho mau”. Diz que ele, o Senhor, quer ser generoso. Quer ser bom. Qual o impedimento? Por que ele recebeu igual a mim? Estamos num movimento de inveja.

No coração de Deus não é uns mais privilegiados que os outros, pois todos têm valor.

Baixe aqui para acessar o roteiro da Celebração em família do 24º Domingo do Tempo Comum.

É importante recordar que, para participar da Missa, mesmo em casa, é necessário se preparar como se estivesse presente fisicamente na Igreja (ou na Capela do Convento). Por isso, vista-se adequadamente para celebrar a Eucaristia. Evite comentários e conversas paralelas, também deixe de lado o WhatsApp e outros aplicativos que não são úteis durante a Missa. Se arrume, prepare-se como de de fato estivesse dentro da comunidade. Repita os gestos e ritos da Missa.

Se você for acompanhar a Missa através do YouTube, assista pelo canal do Convento:


“Acolhendo a orientação das autoridades civis e sanitárias, nossos bispos no Brasil continuam a insistir e a orientar os fiéis a permanecerem em suas casas, evitando aglomeração de pessoas e, consequentemente não participando das celebrações eucarísticas. Desta forma, somos convidados a CELEBRAR o Dia do Senhor como Igreja doméstica, com nossos familiares, em nossas casas”, afirma a Comissão para a Liturgia.

Além do cuidado na prevenção ao novo coronavírus, há um destaque no subsídio Celebrar em Família que recorda orientações contidas nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora na Igreja do Brasil, no número 73:

“A casa, enquanto espaço familiar, foi um dos lugares privilegiados para o encontro e o diálogo de Jesus e seus seguidores com diversas pessoas (Mc 1,29; 2,15; 3,20; 5,38; 7,24). Nas casas Ele curava e perdoava os pecados (Mc 2,1- 12), partilhava a mesa com publicanos e pecadores (Mc 2,15ss; 14,3), refletia sobre assuntos importantes, como o jejum (Mc 2,18-22), orientava sobre o comportamento na comunidade (Mc 9,33ss; 10,10) e a importância de se ouvir a Palavra de Deus (Mt 13,17.43).”


Veja abaixo orientações para para acompanhar com sua família a Eucaristia em casa.

Como se preparar para a Missa em casa?

As tecnologias nos permitem a proximidade do que “fisicamente” estamos distantes. Vivendo ainda no tempo do isolamento social, o isolamento solidário, não podemos deixar de participar da Igreja mesmo em casa, por isso, preparamos um guia com dicas para que você se prepare para participar da Missa em casa.

  1. Prepare a sua mente e o seu espírito
    Não é uma transmissão qualquer. É a Santa Missa. Tome consciência do que será transmitido. Prepare sua mente. Entre no clima como se estivesse entrando na Igreja. Convida o Senhor para visitar a tua casa.
  2. Preparar o seu corpo
    Que o exterior corresponda ao interior. Tire o pijama! Levante da cama. Se arrume para a Missa. Coloque a roupa que geralmente você usa para ir à Igreja, passe perfume, vista-se para encontrar-se com o Senhor.
  3. Prepara a sua casa
    Crie um ambiente celebrativo: toalha na mesa, uma vela, um crucifixo e a Bíblia aberta (Liturgia Diária) pode ser a versão digital. Sua família é a Igreja Doméstica.
  4. Evangelize
    Reúna tua família para rezarem juntos: nada de barulho, distrações ou conversas paralelas. Você pode enviar o link da Missa para seus amigos e familiares pelo WhatsApp, Messenger, entre outras plataformas de mensagens instantâneas. Encaminhe o link da transmissão das missas para que outras pessoas possam acompanhar ao vivo.
  5. Participe ativamente
    Responda, reze, cante junto com os celebrantes. Pode se ajoelhar nos momentos específicos, bem como ficar em pé, fazer os gestos e símbolos habituais da fé católica.
  6. Liturgia da Palavra
    Escute a Palavra de Deus com o coração aberto. Ouça ou acompanhe as leituras na Bíblia, nos subsídios ou mesmo nos aplicativos “Liturgia Diária”. Se não conseguir ler na hora, pode fazer a leitura meditativa ao longo do dia. LITURGIA DIÁRIA
  7. Liturgia Eucarística
    Cristo se faz presença viva e real no pão e no vinho que se transformam em Corpo e Sangue, alma e divindade. Na consagração, coloque-se de joelhos, adorando piedosamente o Senhor. Em seguida, faça sua Comunhão Espiritual rezando:

Meu Jesus, eu creio que estais presente no Santíssimo Sacramento. Amo-Vos sobre todas as coisas e minha alma suspira por Vós, mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde ao menos espiritualmente a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me convosco inteiramente. Não permitais que eu algum dia me separe de Vós. Amém!

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X