Participe da Missa do 24º Domingo do Tempo Comum, em casa

Compartilhe:

Paz e Bem!

Celebramos neste dia 13 de setembro, o 24º Domingo do Tempo Comum, quando a Igreja no Brasil celebra o Mês da Bíblia. O roteiro, oferecido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pode favorecer, principalmente, as pessoas impossibilitadas por motivos de saúde ou idade, ou pertencentes ao denominado “grupo de risco”, que devem abster-se de participar das celebrações comunitárias dominicais.

No Convento da Penha a Missa será celebrada às 9h com transmissão ao vivo pelas redes sociais e ainda sem a presença do público. O centro da celebração deste 24º Domingo do Tempo Comum é o perdão. Na primeira leitura, o ensinamento do livro do Eclesiástico: “Quem se vingar encontrará a vingança do Senhor, que pedirá severas contas dos seus pecados. Perdoa a injustiça cometida por teu próximo: assim, quando orares, teus pecados serão perdoados”.

No texto do Evangelho, do capítulo 8 de Mateus, Jesus responde à pergunta de Pedro, sobre quantas vezes deveria perdoar: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete”.

Baixe aqui para acessar o roteiro da Celebração em família do 24º Domingo do Tempo Comum.

É importante recordar as dicas do Frei Paulo Roberto, o Guardião do Convento, para participar da Missa, mesmo em casa, como se estivesse presente fisicamente na Igreja (ou na Capela do Convento). Por isso, vista-se adequadamente para celebrar a Eucaristia. Evite comentários e conversas paralelas, também deixe de lado o WhatsApp e outros aplicativos que não são úteis durante a Missa. Se arrume, prepare-se como de de fato estivesse dentro da comunidade. Repita os gestos e ritos da Missa.

Se você for acompanhar a Missa através do YouTube, assista pelo canal do Convento:

“Acolhendo a orientação das autoridades civis e sanitárias, nossos bispos no Brasil continuam a insistir e a orientar os fiéis a permanecerem em suas casas, evitando aglomeração de pessoas e, consequentemente não participando das celebrações eucarísticas. Desta forma, somos convidados a CELEBRAR o Dia do Senhor como Igreja doméstica, com nossos familiares, em nossas casas”, afirma a Comissão para a Liturgia.

Além do cuidado na prevenção ao novo coronavírus, há um destaque no subsídio Celebrar em Família que recorda orientações contidas nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora na Igreja do Brasil, no número 73:

“A casa, enquanto espaço familiar, foi um dos lugares privilegiados para o encontro e o diálogo de Jesus e seus seguidores com diversas pessoas (Mc 1,29; 2,15; 3,20; 5,38; 7,24). Nas casas Ele curava e perdoava os pecados (Mc 2,1- 12), partilhava a mesa com publicanos e pecadores (Mc 2,15ss; 14,3), refletia sobre assuntos importantes, como o jejum (Mc 2,18-22), orientava sobre o comportamento na comunidade (Mc 9,33ss; 10,10) e a importância de se ouvir a Palavra de Deus (Mt 13,17.43).”

Veja abaixo mais algumas dicas essenciais para acompanhar com sua família a Eucaristia em casa.

Como se preparar para a Missa em casa?

As tecnologias nos permitem a proximidade do que “fisicamente” estamos distantes. Vivendo ainda no tempo do isolamento social, o isolamento solidário, não podemos deixar de participar da Igreja mesmo em casa, por isso, preparamos um guia com dicas para que você se prepare para participar da Missa em casa.

  1. Prepare a sua mente e o seu espírito
    Não é uma transmissão qualquer. É a Santa Missa. Tome consciência do que será transmitido. Prepare sua mente. Entre no clima como se estivesse entrando na Igreja. Convida o Senhor para visitar a tua casa.
  2. Preparar o seu corpo
    Que o exterior corresponda ao interior. Tire o pijama! Levante da cama. Se arrume para a Missa. Coloque a roupa que geralmente você usa para ir à Igreja, passe perfume, vista-se para encontrar-se com o Senhor.
  3. Prepara a sua casa
    Crie um ambiente celebrativo: toalha na mesa, uma vela, um crucifixo e a Bíblia aberta (Liturgia Diária) pode ser a versão digital. Sua família é a Igreja Doméstica.
  4. Evangelize
    Reúna tua família para rezarem juntos: nada de barulho, distrações ou conversas paralelas. Você pode enviar o link da Missa para seus amigos e familiares pelo WhatsApp, Messenger, entre outras plataformas de mensagens instantâneas. Encaminhe o link da transmissão das missas para que outras pessoas possam acompanhar ao vivo.
  5. Participe ativamente
    Responda, reze, cante junto com os celebrantes. Pode se ajoelhar nos momentos específicos, bem como ficar em pé, fazer os gestos e símbolos habituais da fé católica.
  6. Liturgia da Palavra
    Escute a Palavra de Deus com o coração aberto. Ouça ou acompanhe as leituras na Bíblia, nos subsídios ou mesmo nos aplicativos “Liturgia Diária”. Se não conseguir ler na hora, pode fazer a leitura meditativa ao longo do dia. LITURGIA DIÁRIA
  7. Liturgia Eucarística
    Cristo se faz presença viva e real no pão e no vinho que se transformam em Corpo e Sangue, alma e divindade. Na consagração, coloque-se de joelhos, adorando piedosamente o Senhor. Em seguida, faça sua Comunhão Espiritual rezando:

Meu Jesus, eu creio que estais presente no Santíssimo Sacramento. Amo-Vos sobre todas as coisas e minha alma suspira por Vós, mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde ao menos espiritualmente a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me convosco inteiramente. Não permitais que eu algum dia me separe de Vós. Amém!

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts