Paróquia de Aracruz celebra Jubileu no Convento: “perseverança na oração”

Paz e Bem.

Fiéis da Paróquia São João Batista, da cidade de Aracruz, região norte do Espírito Santo (Diocese de Colatina), realizaram na manhã deste sábado (15) uma Peregrinação ao Convento da Penha, celebrando o Jubileu de Esperança e os 75 anos de história da paróquia. Jovens de vários movimentos paroquiais, como EAC, EJC, Terço da Juventude, Kairós, AcampaCristo e Projeto X1, participaram da Missa no Campinho, presidida pelo Padre Antônio Luiz Pandolfi.

O evento também marcou duas intenções especiais, a primeira em ação de graças pelo fim do ano litúrgico-pastoral e as preces pelos estudantes que neste domingo fazem a segunda parte do enem. Por isso, ao final da celebração, o pároco convidou os jovens a se aproximarem da Imagem da Padroeira para juntos rezarem pedindo a intercessão da Mãe da Penha. Eles foram aspergidos com água benta e cantaram a Consagração à Nossa Senhora.

Segundo Padre Antônio, o objetivo da peregrinação é pedir bênçãos para a juventude católica do Brasil inteiro. “Queremos agradecer a Deus pelo Jubileu de 75 anos da nossa paróquia. Também pedimos pelos jovens, pelas nossas famílias e pedimos que nossos jovens sejam de Deus, sejam santos, sejam pessoas abençoadas, sejam felizes porque são de Deus, são corajosos para dar testemunho da nossa fé”, comentou.

Na homilia, Padre Pandolfi iniciou afirmando que estar no Convento da Penha é experimentar um “grande encontro com Deus e com Nossa Senhora da Penha”, mas é também ocasião de olhar “quantas oportunidades bonitas nós tivemos ao longo desse ano de 2025, ano de esperança. Muitos momentos maravilhosos, abençoados, vivenciamos durante esses dias. E a palavra de Deus que nós ouvimos, especialmente o Evangelho (Lucas 18,1-8), fala para nós da perseverança na oração. Perseverar sem nunca desistir nem desanimar. Como fez aquela viúva aos pés do juiz, suplicando por suas necessidades. Assim estamos aqui também diante de nossa mãe querida, ela é a mãe que intercede diante do juiz que é Deus”, contextualizou.

“Deus é um juiz bondoso, um juiz misericordioso que acolhe e atende os nossos pedidos, as nossas preces. Então, a grande mensagem que fica para nós nesta manhã, aqui aos pés do Convento da Penha, também perseverarmos em nossa missão. Porque a missão também tem os seus desafios. A nossa vida pessoal, a nossa vida familiar, profissional, tem desafios. E a palavra que hoje Deus coloca para nós é a nossa perseverança. Quem tem fé, quem caminha com o Senhor, ele não desiste nunca, ele não desanima. Por mais obstáculos, barreiras, desafios que possa enfrentar, mas ele confia em Deus, ele acredita, ele persevera, ele sabe que Deus está com ele. Por isso que nós estamos aqui aos pés de Nossa Senhora. Ela é aquela que constantemente está diante de Deus, intercedendo por nós também”, afirmou Padre Antônio.

Ainda na reflexão, o pároco falou diretamente aos jovens: “Nossa Senhora constantemente intercede e pede por nós. Nesse momento de oração, de espiritualidade. Sabemos que a juventude é um momento muito bonito e especial. Momento de definição de muita coisa na vida. É momento onde nós também vamos nos colocando na vida. Jovens, animem-se! Força, coragem, perseverança! Como disse Jesus há tantos, ‘coragem, sou eu, não tenhais medo’. Então, não tenhamos medo de caminharmos com Deus, sermos jovens de Deus, sermos pessoas de Deus, darmos bom testemunho da fé que nós temos. Que Deus abençoe que vocês alcancem os sonhos, os objetivos que trazem na vida e que possam alcançar todas as bênçãos e graças de Deus”.

Por fim, ressaltou: “Estamos também aqui aos pés do Convento para agradecermos os 75 anos de evangelização da nossa paróquia, da transferência da sede da nossa paróquia para Aracruz. Então, que Deus abençoe que realmente, nesse jubileu de brilhante, brilhante somos cada um de nós. Vamos brilhar diante de Deus se realmente nós cumprirmos bem a nossa missão. Vamos brilhar diante de Deus como esse sol que está brilhando para nós, né, sobre nós também. Vamos brilhar diante do mundo, vamos iluminar o mundo com a fé que nós professamos. Que nós também possamos irradiar a luz de Deus, a luz do Espírito Santo, em tudo aquilo que realizarmos e fizermos para o Reino de Deus. Que Deus nos abençoe, que Nossa Senhora interceda por nós. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo”, finalizou o padre.


Compartilhar:

NOTÍCIAS