Paz e Bem!
No dia 7 de outubro a Igreja celebra a festa de Nossa Senhora do Rosário, Padroeira da Paróquia do Rosário e do município de Vila Velha. Da Igrejinha na Prainha, que é a mais antiga em funcionamento no Brasil, nasceram todas as demais igrejas da cidade. Seu registro como sede da Paróquia é do século XVIII. A prática religiosa se resumia à páscoa anual, orações, ladainhas, procissões e catequese. Com a vinda de Dom Pedro II, em 1860, foi determinado que arranjassem um sacerdote para as celebrações.
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário é o único templo da América que conserva a história do padroado (a doutrina da Igreja Católica do Novo Mundo), tendo preservado o documento de doação de 1751 das santas relíquias de São Colombo e São Liberato como suas ditas relíquias na pedra D’ara. Em 1950, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e realiza até os dias de hoje missas, casamentos, batizados entre outros eventos religiosos e culturais.
Nossa Senhora do Rosário foi declarada padroeira do município de Vila Velha no dia 24 de setembro de 2015, conforme a Lei 5.652. Desde então, todo dia 07 de outubro é comemorado o dia da padroeira da cidade Canela-Verde e faz parte do calendário municipal. A “Cidade Encantada” passou a ser, oficialmente, o lugar que “a Virgem Santa abençoou”.
As festividades da Padroeira já começaram desde o dia 15 de setembro, quando após a Missa das 8h, celebrada na Igrejinha na Prainha e presidida pelo Frei Paulo César, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora do Rosário saiu para visitar as comunidades da Paróquia, a começar pela Sagrada Família e seguiu uma programação. A peregrinação recorda a presença da Mãe junto aos seus filhos e filhas. Ao retornar para sua casa, vai começar o tríduo em preparação para a Solenidade em honra à santa.
O tema central da festa de 2024 será: “Nossa Senhora nos chama a ouvir Seu filho Jesus: ‘Fazei tudo o que Ele vos disser.'” (Jo 2,5). No dia 5 (sábado), haverá a Missa Solene de Nossa Senhora do Rosário seguida pela festa popular com barracas de comidas, música e muita diversão. Já no domingo (dia 6), a tradicional Missa dominical da festa acontece às 8 horas. Toda a programação será na Igreja do Rosário no sítio histórico da Prainha.
O Frei Clarêncio Neotti, Vigário Paroquial, escreveu uma oração à Padroeira:
Virgem do Rosário, Mãe de Deus e Mãe Nossa, Senhora da Vitória, modelo
de humilde fidelidade, convosco queremos dizer ‘sim’ à vontade do Pai.
Convosco queremos exultar em Jesus, nascido de vós e do Espírito Santo,
para ser nosso salvador.
Convosco queremos consagrar a Deus, todos os dias de nossa vida terrena.
Convosco queremos acompanhar Jesus no caminho do Calvário,
carregando a nossa cruz, morrendo com Ele, para com Ele ressuscitar.
Convosco queremos contemplar Jesus Glorioso que vos coroou Rainha do céu e da terra
e abriu as portas do paraíso.
Convosco queremos receber o Espírito Santo para que o Reino de Amor,
Justiça e Paz, Seja também o nosso reino e nossa vidaAmém!