Padre Bertolino, antigo Guardião da Penha, visita Convento e preside Missa

Compartilhe:

Paz e Bem.

Na última semana, tivemos a satisfação de acolher o Padre Bertolino Tholl, que foi Guardião do Convento da Penha entre dois períodos, sendo de 1992 a 1994 e 2007 a 2009. Ele esteve a frente do Santuário em momentos distintos. “A primeira vez que trabalhei aqui, o Convento estava bastante deteriorado, chovendo dentro dos corredores, nos quartos e no próprio Santuário. Com a ajuda do governo estadual e as lideranças, o próprio povo, todos nos ajudaram para que pudéssemos recuperar o Convento, até a parte dos quadros famosos de Benedito Calixto, tudo foi restaurado naquela época”, lembrou o padre.

Além da marca importante das reformas e restaurações, Padre Bertolino também foi responsável pela construção do palanque no Campinho e na estrutura da lanchonete com a lojinha. “Nos primeiros três anos que estive aqui, não tinha banheiro para o público. O bar e bazar era onde é atualmente o museu com sala dos milagres, e a secretaria, não tinha sala de confissões como hoje… A própria casa dos freis era cheia de entulhos, aos poucos conseguimos aprovação do IPHAN para construir os banheiros, construir o próprio palanque porque não tinha e onde celebrávamos as Missas era tudo improvisado… O bar e a lojinha conseguimos construir onde está hoje, na parte externa fizemos isso”, explicou padre Bertolino.

“Em 2007 a Província Franciscana da Imaculada me enviou novamente ao Convento, porque naquela ocasião estávamos para celebrar os 450 anos de presença (devoção) franciscana trazida por Frei Pedro Palácios [que se deu a partir de 1558], então eu vim para organizar todas essas celebrações e fizemos todo este trabalho importante porque Nossa Senhora da Penha, além de Padroeira do Estado, ela é mãe de todos e o povo tem muita devoção à ela”, comentou.

Padre Bertolino atualmente está incardinado na Diocese de Rio do Sul, Santa Catarina. É pároco da Paróquia Sagrada Família, Distrito de Rio da Prata, município de Rio do Campo.

Em visita ao Convento, o sacerdote se encontrou com a fraternidade de Nossa Senhora da Penha e com o atual Guardião, Frei Djalmo Fuck. Ele trocou experiências e contou um pouco da vida no Convento durante seu período de permanência.

Ao Padre Bertolino, desejamos que seu ministério continue a ser fecundo e que ele receba sempre as bênçãos abundantes de Nossa Senhora da Penha, a Virgem das Alegrias.

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X