• Início
  • /
  • Notícias
  • /
  • Padre Bertolino, antigo Guardião da Penha, visita Convento e preside Missa

.. Redirecionamento Amigos do Convento Artigos e Reflexões Banner Home Fim Banner Home Lateral Banner Home Lateral Pequeno Banner Home Meio Banner Maior Home CONVENTO NA MÍDIA Destaques

29/06/2023

Padre Bertolino, antigo Guardião da Penha, visita Convento e preside Missa

Compartilhar:

Paz e Bem.

Na última semana, tivemos a satisfação de acolher o Padre Bertolino Tholl, que foi Guardião do Convento da Penha entre dois períodos, sendo de 1992 a 1994 e 2007 a 2009. Ele esteve a frente do Santuário em momentos distintos. “A primeira vez que trabalhei aqui, o Convento estava bastante deteriorado, chovendo dentro dos corredores, nos quartos e no próprio Santuário. Com a ajuda do governo estadual e as lideranças, o próprio povo, todos nos ajudaram para que pudéssemos recuperar o Convento, até a parte dos quadros famosos de Benedito Calixto, tudo foi restaurado naquela época”, lembrou o padre.

Além da marca importante das reformas e restaurações, Padre Bertolino também foi responsável pela construção do palanque no Campinho e na estrutura da lanchonete com a lojinha. “Nos primeiros três anos que estive aqui, não tinha banheiro para o público. O bar e bazar era onde é atualmente o museu com sala dos milagres, e a secretaria, não tinha sala de confissões como hoje… A própria casa dos freis era cheia de entulhos, aos poucos conseguimos aprovação do IPHAN para construir os banheiros, construir o próprio palanque porque não tinha e onde celebrávamos as Missas era tudo improvisado… O bar e a lojinha conseguimos construir onde está hoje, na parte externa fizemos isso”, explicou padre Bertolino.

“Em 2007 a Província Franciscana da Imaculada me enviou novamente ao Convento, porque naquela ocasião estávamos para celebrar os 450 anos de presença (devoção) franciscana trazida por Frei Pedro Palácios [que se deu a partir de 1558], então eu vim para organizar todas essas celebrações e fizemos todo este trabalho importante porque Nossa Senhora da Penha, além de Padroeira do Estado, ela é mãe de todos e o povo tem muita devoção à ela”, comentou.

Padre Bertolino atualmente está incardinado na Diocese de Rio do Sul, Santa Catarina. É pároco da Paróquia Sagrada Família, Distrito de Rio da Prata, município de Rio do Campo.

Em visita ao Convento, o sacerdote se encontrou com a fraternidade de Nossa Senhora da Penha e com o atual Guardião, Frei Djalmo Fuck. Ele trocou experiências e contou um pouco da vida no Convento durante seu período de permanência.

Ao Padre Bertolino, desejamos que seu ministério continue a ser fecundo e que ele receba sempre as bênçãos abundantes de Nossa Senhora da Penha, a Virgem das Alegrias.

 

NOTÍCIAS

Paz e Bem. O Convento da Penha viveu um momento histórico e especial na manhã deste 2º Domingo da Quaresma. Alguns acontecimentos marcaram a Missa das 9 horas, celebrada no

Paz e Bem. A manhã do domingo (22) reuniu fiéis no Campinho do Convento da Penha, em Vila Velha, para a Missa do 1º Domingo da Quaresma, celebrada às 9h.

Jesus posto à prova: as tentações que Jesus passou (Mt 4,1-11) Jesus sofre as tentações do diabo. Poder, prestígio e riqueza. Hoje, no mundo dos seres humanos, essas tentações se

Paz e Bem. Fiéis participaram da Missa de Quarta-feira de Cinzas, na tarde deste dia 18 de fevereiro, celebrada no Campinho do Convento da Penha, em Vila Velha. A Celebração