Outubro Rosa: mês de combate ao câncer

Compartilhe:

Paz e Bem!

O mês de outubro é dedicado às missões. É o Mês Franciscano, isso porque logo no início, celebramos São Francisco, nosso Seráfico Pai; São Benedito, São Frei Galvão e muuuitas  outras datas importantes. Além de ser também período em que a sociedade civil é convidada a olhar com mais atenção à saúde da mulher, é tempo da Campanha Outubro Rosa, que reflete a importância da prevenção e do diagnóstico precoce ao câncer de mama. E não para por aí!

O Convento da Penha se uniu aos esforços dos que lutam por uma vida saudável e de intenso combate ao câncer bem como de outras doenças. A contribuição do Santuário da Mãe das Alegrias à campanha, é incentivar a prevenção, as discussões na sociedade e dar coragem motivadora para o tratamento. A fraternidade não tem outra coisa a pedir, além de fé.

A Campanha Outubro Rosa, como em todos os anos, realiza inúmeras ações de educação e de orientação para a detecção precoce do câncer de mama, pela Afecc (Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer) – Hospital Santa Rita de Cássia, em parceria com o poder público e a iniciativa privada. Entre as ações para chamar a atenção da população, está o uso da camisa da Afecc para o Outubro Rosa.

Dados do câncer

A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de que no Brasil, surgirão 66.280 novos casos de câncer de mama, para cada ano do triênio 2020-2022. Esse número corresponde a um risco estimado de 61,61 casos novos a cada 100 mil mulheres.

No que diz respeito ao câncer de próstata, a estimativa do Inca para o Brasil é de  65.840 novos casos para cada ano do triênio 2020-2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens.

No Espírito Santo, somente o Hospital Santa Rita atendeu, em 2019, a 727 novos casos de câncer de mama, 402 de colo de útero, e 572 novos casos de próstata. No ano de 2018 foram 632 casos novos de câncer de mama, 340 de colo de útero, e 493 novos casos de câncer de próstata.

Portanto, o medo da Covid-19 não pode superar a iniciativa de cada um em cuidar de sua própria saúde e de seus familiares. Com a pandemia, a vida mudou, mas a forma de cuidar dela, não.

O Outubro Rosa 2021 vem para fortalecer o alerta: a prevenção é essencial. O motivo, explica a coordenadora do movimento no Espírito Santo e Presidente da Afecc, Marilucia Dalla, é de “incentivar as pessoas a fazerem suas consultas e exames médicos preventivos, independentemente da pandemia”.

O Guardião do Convento, Frei Paulo Roberto Pereira, destaca a importância do trabalho desenvolvido pela Afecc e o empenho das pessoas para a realização da campanha. “O Convento da Penha se une aos esforços dos que lutam por uma vida saudável e de intenso combate ao câncer. A nossa contribuição à campanha é incentivar a prevenção, as discussões na sociedade e dar coragem para o tratamento. Queremos pedir: tenham fé! Tenham confiança em Deus.”

Atenção aos sintomas

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são nódulo (caroço) fixo e, geralmente, indolor; mudança na posição ou formato do mamilo; vermelhidão, retração ou aparência de casca de laranja na pele do seio; saída espontânea de líquido pelo mamilo e caroços no pescoço ou axilas.

Entre as medidas que contribuem para prevenir o câncer de mama estão a adoção de comportamentos protetores, como seguir uma alimentação saudável, praticar atividades físicas com regularidade, evitar bebidas alcoólicas e manter o peso adequado. Essas ações são capazes de evitar 28% de todos os casos da doença.

Como prevenir?

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

  • Praticar atividade física;
  • Alimentar-se de forma saudável;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Amamentar
  • Evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

Estimativas de câncer de mama para o ES

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevê o surgimento de 790 novos casos de câncer de mama no Espírito Santo até o final deste ano de 2021, sendo 80 em Vitória. Para o Brasil, estima-se 66.280 novos casos da doença.  Ainda segundo o Inca, o câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres em todo o mundo.

Fatores de risco

De acordo com o Inca, o câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tais como: idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários. No entanto, a idade é um fator importante. Mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 50 anos de idade, têm maior risco de desenvolver a doença. Veja alguns fatores de risco:

  • Idade acima de 50 anos.
  • Fatores genéticos/hereditários (mutações em genes, câncer de ovário na família, por exemplo)
  • Menopausa tardia (história reprodutiva e hormonal)
  • Sedentarismo, obesidade e exposição frequente a radiações ionizantes (fatores comportamentais e ambientais)

Campanha no Convento

O Convento da Penha também aderiu a campanha de conscientização por meio da iluminação do monumento na cor rosa. Todos os dias, a cada hora (18h, 19h, 20h, 21h, 22h, 23h) as paredes laterais do Convento recebem, durante 5 minutos, a iluminação cênica rosa. O objetivo é alertar e chamar atenção do público, especialmente as mulheres, para a importância do diagnóstico precoce e um tratamento adequado.

Por que a Afecc?

É por meio de doações que a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc) consegue desenvolver e manter os programas e projetos sociais voltados, exclusivamente, para os pacientes do SUS em tratamento de câncer no Hospital Santa Rita de Cássia.

Para manter esses programas e projetos sociais e, principalmente, para levá-los a mais pacientes, a Afecc precisa da sua ajuda.

Como sua doação pode ser usada?

Clique no banner abaixo e saiba como contribuir.

Com informações de AFECC e INCA.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X