O novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória, Dom Joaquim Waldimir Lopes Dias, presidiu a missa das 11 horas no sábado, dia 17, no Convento da Penha.
Acompanhado por Dom Vicente Costa, bispo da Diocese de Jundiaí, SP, terra de Dom Wladimir, e por um grande número de amigos e familiares, foram recebidos no Convento pelo guardião, Frei Valdecir. Dom Wladimir foi ordenado bispo no dia 04 de março na cidade de Jundiaí.
No dia seguinte, domingo, aconteceu na Catedral Metropolitana de Vitória, a ordenação episcopal de Dom Sevilha, também bispo auxiliar para a Arquidiocese de Vitória e a apresentação aos fiéis dos novos bispos.
Biografia
Filho de Gabriel Dias Calvo e Irene Lopes Dias, padre Joaquim Wladimir Lopes Dias nasceu aos 23 de outubro de 1957, em Cafelândia, SP.
Fez o ensino básico no Grupo Escolar de Cafelândia e o ensino médio na Escola Estadual Professor José Ranieri, em Bauru. Em 1979 gradua-se em Administração de Empresas, na Faculdade Padre Anchieta em Jundiaí.
A iniciação cristã foi realizada na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em sua terra natal, Cafelândia, pertencente a Diocese de Lins.
Ingressou no Seminário Diocesano de Jundiaí e estudou Teologia no Instituto Pio XI de 1994 a 1997. Após os estudos, foi ordenado diácono em 8 de agosto de 1997, vindo a exercer o ministério diaconal na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Jundiaí.
Recebeu a ordenação presbiteral no dia 12 de dezembro do mesmo ano. A partir de então, exerceu as seguintes funções na Diocese de Jundiaí: Co-diretor do movimento Cursilho de Cristandade (a partir de dezembro de 1997); Vigário da Paroquial da Paróquia São Sebastião, Itupeva (25/12/1997); Pároco da Paróquia São Francisco de Assis, Campo Limpo Paulista (25/01/1999); Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, Várzea Paulista (18/10/2001); Presbítero a serviço da Diaconia Territorial de Santo Antônio, Botujuru, Campo Limpo Paulista (01/06/2002); Vice-Reitor do Seminário Maior Nossa Senhora do Desterro, Jundiaí (25/01/2003); Membro do Colégio de Consultores da Diocese (01/01/2006); Reitor do Seminário Maior Nossa Senhora do Desterro, Jundiaí (01/02/2006); Vigário Paroquial da Paróquia Nova Jerusalém, Jundiaí (01/02/2006); Vigário Geral da Diocese de Jundiaí (06/02/2006); pároco da Paróquia São Roque, Jundiaí (27/01/2009); Administrador Diocesano (31/03/2009).
Foi nomeado Bispo Titular de “Sita” e Auxiliar da Arquidiocese de Vitória (ES), pelo Papa Bento XVI, no dia 21 de dezembro de 2011.
Sua ordenação episcopal será dia 04 de março, às 15h no Ginásio Dr. Nicolino de Lucca, em cerimônia presidida pelo Bispo Diocesano de Jundiaí, Dom Vicente Costa e os bispos sagrantes serão o Arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, SS.CC e o Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antonio Moreira.