Nova presidência da Associação dos Amigos do Convento é apresentada

Compartilhe:

Paz e Bem.

A nova presidência da Associação dos Amigos do Convento da Penha foi oficialmente apresentada ao público, na manhã deste domingo (3), durante a Solenidade de Todos os Santos, no Campinho, aos pés de Nossa Senhora da Penha. O novo presidente, advogado Wagner Izoton, foi eleito junto com sua equipe em eleição realizada em setembro. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Frei Djalmo Fuck, Guardião e Reitor do Convento. Além da apresentação dos diretores, a Missa teve como intenção as orações pelos associados.

A Associação dos Amigos do Convento da Penha (AACP) é uma Instituição criada em 1996, com a finalidade principal de manutenção e conservação da Casa da Mãe das Alegrias. As contribuições arrecadadas dos associados são aplicadas na manutenção do Santuário da Padroeira do Espírito Santo e são utilizadas também na colaboração dos custos da Festa da Penha. São muitas as necessidades do Convento, desde a realização de projetos contínuos de manutenção até a colaboração com a vida e missão evangelizadora dos franciscanos na Penha.

Os membros da nova diretoria são voluntários, em sua maioria paroquianos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, participaram da Missa e ao final receberam as preces e cumprimentos. Os vereadores eleitos Joel Rangel e Ademir Pontini, também estiveram presentes na celebração que contou com centenas de fiéis, devotos da Virgem da Penha. Nem mesmo a instabilidade do tempo atrapalhou a realização da Missa.

Na homilia, Frei Djalmo destacou a ligação entre a Comemoração dos Fiéis Defuntos e da Solenidade de Todos os Santos. “Essas duas festas estão intimamente ligadas, porque quando nós imaginamos santidade a gente pode correr o risco de imaginar que santos são apenas aqueles santos do altar, aqueles que nós prestamos culto, aqueles que nós veneramos, que estão ali nos altares das nossas igrejas e não. Está incorreto pensar dessa forma. De fato, a festa de todos os santos é uma grande alegria daqueles bem-aventurados que ouvimos no Evangelho (Mateus 5,1-12) que agora estão juntos de Deus. Santidade não é só isso, os santos de altar até porque o convite de Jesus para todos nós é: ‘sede santos como o vosso Pai do céu é santo’. A santidade é uma vocação, a santidade é um chamado que nasce no nosso batismo. Pelo batismo todos nós somos chamados a ser santos e santas. E é uma busca que ao longo da vida nós aprendemos. Começa no nosso nascimento, no nosso batismo e se estende ao longo da nossa vida”, refletiu o Guardião.

Ainda sobre santidade, Frei Djalmo lembrou o que descreveu São João no livro do Apocalipse (Apocalipse 7,2-4.9-14). “Se perguntam: quem são esses vestidos de branco diante do Cordeiro? E João vai responder que esses são aqueles que alvejaram as suas vestes do Sangue do Cordeiro, aqueles que passaram pela ‘grande tribulação’. E quem são esses, senão nós que vivemos a nossa vida intensamente procurando seguir Jesus? Santidade que começa no batismo se estende ao longo da nossa vida, nos diversos compromissos que nós assumimos na sociedade, na igreja, na família e que finaliza o seu momento pleno na presença do Senhor, quando nós somos chamados para junto de Deus. Então a santidade, não é só dos santos do altar, mas a santidade é de todos aqueles que nos precederam e que agora estão na eternidade”, afirmou.

Por fim, o Reitor do Santuário da Penha destacou que santidade é viver o ordinário da vida. “A santidade não é um projeto de vida extraordinário para uns poucos, para alguns privilegiados, porque quando nós olhamos para a história dos nossos santos, aqueles que nós cultuamos, eles também têm uma vida muito parecida com a nossa. Nós nos identificamos com a vida deles. Eles viveram aquilo que é o ordinário do cotidiano da vida, então a santidade não deve ser buscada no extraordinário, naquilo que está fora, no miraculoso, mas, a santidade deve ser buscada na completude da vida. É na vida, é na história, é no dia a dia, é nas nossas lutas, nas nossas dificuldades que nós vamos buscando a santidade. Todos somos chamados a ser santos e hoje nós louvamos a Deus por esta vocação linda que ele nos deu, a vocação à santidade. Como também lembra São João na Segunda Leitura (1 João 3,1-3) ‘que grande presente de amor o Pai nos deu, de sermos chamados seus filhos”, concluiu.

Logo após a comunhão, antes da bênção final, os fiéis conheceram a nova diretoria da AACP. Frei Djalmo, antes de apresentar os membros, já fez algumas “solicitações” como prioridade para o trabalho que a instituição vai precisar desenvolver. Em seguida, o novo presidente Wagner Izoton discursou e falou dos desafios da presidência e da importância da Associação. “Hoje estamos reunidos em um lugar sagrado, onde a presença de Nossa Senhora da Penha pode ser sentida em cada pedra, em cada oração, em cada olhar voltado para o alto. Aqui neste Convento, erguido em devoção e fé, encontramos não apenas um refúgio espiritual, mas um símbolo de esperança e amor, que ultrapassa gerações e resiste ao tempo”, introduziu o devoto.

“Nossa Senhora da Penha, nossa amada Mãe e protetora, intercede por nós com amor incondicional. Ela é nossa guia e consolo nos momentos de alegria e nas adversidades. Sua Imagem com as mãos acolhedoras e olhar sereno, nos ensina a buscar a paz, a cultivar a fé e a caminhar com confiança. Que cada um de nós possa, todos os dias, fortalecer nosso coração e seguir o exemplo de bondade e misericórdia que ela nos oferece. O Convento da Penha é mais do que uma construção, é um lar espiritual que acolhe milhares de devotos. Ele nos lembra que a fé é uma força viva e que somos uma comunidade unida, guiados pela mesma devoção. Este lugar santo é o testemunho da nossa história, dos nossos milagres e dos nossos encontros com a graça divina. E é com o coração cheio de gratidão, que hoje celebramos também o papel fundamental na Associação dos Amigos do Convento da Penha. Essa associação é mais do que um grupo de voluntários, ela representa a união de pessoas movidas pela fé, pelo desejo de preservação e pela missão de proteger este Santuário tão especial. Graças ao trabalho incansável da Associação, o Convento continua sendo lugar de oração, onde os devotos encontram paz e renovam sua esperança. A Associação não apenas preserva a estrutura física, mas também mantém viva a chama da nossa fé e da nossa tradição”, enfatizou o novo presidente da AACP.

Finalizando o discurso, Wagner Izoton conclamou a todos para uma união em prol da preservação do Convento para as futuras gerações. Cada ação, cada campanha, cada evento promovido reflete o amor e o respeito que temos por Nossa Senhora da Penha e pelo nosso querido Convento. Conservando a oportunidade de sentir tão imensamente o sagrado que há aqui. Que Nossa Senhora da Penha abençoe cada um de vocês, cada um de nós, membros da associação, devotos, amigos e todos que aqui estão. Que possamos sempre caminhar juntos com fé, devoção e amor fortalecendo o laço que nos une a este lugar santo e que o Cconvento da Penha permaneça para nós e para as futuras gerações como um símbolo de esperança e de proteção. Com fé em Nossa Senhora, com gratidão pelo Convento e com o coração pleno de esperança, seguimos nossa jornada, iluminados por esta Mãe Amorosa, inspirados pelo trabalho da Associação que tanto honra o seu nome”, encerrou.

Em entrevista, o presidente explicou o que espera para o futuro da Associação. “Espero uma instituição cada vez mais forte, uma instituição que a gente possa cada vez mais contribuir com com ajuda, com os freis. Nosso objetivo é estar com os freis, estar com a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, para que possamos cada vez mais fazer crescer e principalmente preservar a história do Convento da Penha”, comentou.


A Associação dos Amigos do Convento da Penha (AACP) é uma Instituição criada em 1996, com a finalidade principal de manutenção e conservação do Santuário de Nossa Senhora da Penha. O principal motivo que levou um grupo de 18 pessoas (sócios fundadores ) a criar a AACP, foi garantir a manutenção e conservação permanente deste importante patrimônio histórico e religioso do Estado do Espírito Santo, já que na década de 80, o Santuário não se encontrava em boas condições de conservação. Haviam goteiras, pisos danificados, obras de arte deterioradas, sala dos milagres e o museu desativados, muita infestação de cupins, dentre outros danos.

As contribuições arrecadadas dos associados são aplicadas na manutenção da Casa da Mãe e Padroeira do Espírito Santo e são utilizadas também na colaboração dos custos da Festa da Penha. São muitas as necessidades do Santuário da Penha e a sua contribuição ajudará na implementação dos projetos contínuos de manutenção do Convento, além de colaborar também para a vida e missão evangelizadora do Santuário. Quem colabora promove a paz e o bem.

Um dos principais objetivos da AACP é garantir a conservação e a manutenção (também preventiva) dos espaços do Convento da Penha; com isso, os fiéis podem utilizar espaços mais agradáveis, ambientes mais seguros, locais mais limpos e higienizados, além de mais conforto e comodidade ao visitar. Também é pelas doações feitas para a Associação dos Amigos do Convento, que garantimos a limpeza dos banheiros, da Secretaria, das salas dos Milagres e de Exposições, e tantos outros espaços.

Recentemente, em agosto de 2017 para sermos mais precisos, a Associação iniciou a Campanha “Telhado de Fé”, uma proposta com o intuito de angariar recursos para a reforma do telhado do Convento da Penha que, devido a ação de intempéries, necessitava de substituição das telhas, madeiramentos e outros, para a sua conservação e posteridade como templo religioso, ponto turístico capixaba e patrimônio histórico e cultural nacional, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Na ocasião, a reforma do telhado do Convento, além de manter todas as características e arquitetura colonial, ajudou a proteger verdadeiros tesouros da fé católica que são o Painel de Nossa Senhora das Alegrias, de 1558 e a Imagem de Nossa Senhora da Penha, de 1568, obras sacras entre mais antigas do Brasil, que, diariamente, podem ser veneradas e apreciadas por todos que ao Convento da Penha se dirigirem, quer pela fé e devoção ou, simplesmente, para apreciar o complexo arquitetônico e todo deslumbrante panorama do seu entorno.

Todas essas atividades e intervenções só são possíveis graças a generosidade das pessoas que fazem doações para o Convento e são associados da Associação dos Amigos do Convento da Penha.

Você pode ser um Amigo do Convento de várias maneiras:

– Você pode ofertar sua contribuição mensal por meio de carnê quitado na secretaria ou via boleto bancário;
– Você pode fazer sua contribuição diretamente na Secretaria do Convento;
– Você pode doar através do cartão de crédito clicando aqui;
– Você pode doar através de depósito (ou transferência) bancária ou fazer um Pix para a seguinte conta:

FAVORECIDO: ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO CONVENTO DA PENHA
CNPJ: 01.262.790/0001-46
CONTA CORRENTE: 4.052.213
AGÊNCIA: 021
BANCO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO – BANESTES (código 021)

PIX: 01.262.790/0001-46

QUERO AJUDAR!

“A graça de servir” para a posteridade do Santuário de Nossa Senhora da Penha.

Faça já sua inscrição! Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone (27) 3329-0420, ou mande um e-mail para: convento.aacp@gmail.com

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X