Nova fraternidade franciscana do Convento da Penha será apresentada no dia 19 de fevereiro

Compartilhe:

Paz e Bem.

O carisma franciscano possui a marca da obediência, da pobreza e do desapego. Dessa forma, a cada três anos, os Frades Menores renovam sua missão ou assumem novos espaços de evangelização. A vida em fraternidade convida para um olhar atento a cada detalhe que compõe os desafios da itinerância.

Assim como o desprendimento, a alternância também faz parte da vida na minoridade franciscana. Só assim é possível seguir Jesus Cristo e testemunhar a infinitude do seu amor, nas pegadas de São Francisco de Assis, afinal “a obediência não é apenas um sim formal a uma transferência de vez em quando. É uma questão de pertença recíproca, de confiar e entregar-se à fraternidade, de carregar cada dia a santa cruz de Cristo”, como lembra o Ministro Geral Frei Massimo Fusarelli, OFM.

Neste ano, o Papa Francisco convoca toda a Igreja Católica para celebrar o Jubileu de Esperança, chamando a todos para que intensifiquem atos de misericórdia e de reconciliação, a fim de lucrar a “Indulgência Plenária”. “A esperança não decepciona” (Rm 5, 5), essa mensagem da Carta de São Paulo aos Romanos é o título da Bula de Proclamação do Jubileu, por isso, exercer a missão evangelizadora no Convento da Penha é promover cristãos como peregrinos de esperança.

O Definitório da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, da qual o Convento da Penha faz parte, se reuniu em novembro de 2024, na Sede Provincial, em São Paulo (SP), para o Congresso Capitular. O objetivo do encontro foi de implementar das decisões e os encaminhamentos definidos no Capítulo Provincial. A Fraternidade Nossa Senhora da Penha agora conta com uma nova configuração de frades.

O novo Guardião da Fraternidade e Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Penha é o Frei Gabriel Dellandrea. Frei Claudino Dal’Mago, que até dezembro estava residindo em Rodeio (SC), se unem aos freis Jorge Lázaro de Souza, Paulo César Ferreira da Silva, Pedro Engel e Robson de Castro Guimarães, na nova fratenidade do Convento.

A Missa com apresentação da nova fraternidade franciscana será no dia 19 de fevereiro, às 15h, no Campinho do Convento. Quem vai presidir a celebração é o Frei Gustavo Medella, Vigário Provincial. Além da Eucaristia, também haverá uma entrevista coletiva com informações e novidades sobre a Festa da Penha 2025, que neste ano traz como tema: “Com Maria, peregrinos de esperança” e acontecerá de 20 a 28 de abril.

Serviço

Missa com apresentação da nova fraternidade do Convento da Penha
Data: 19/02 (quarta-feira)
Horário: 15 horas
Local: Campinho do Convento da Penha

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X