Paz e Bem.
“Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor” (Lucas 2, 11).
Naquela noite escura e fria de Belém a vida nasceu. Deus cumpriu sua promessa em Jesus, pelo “sim” de Maria. A Luz resplandeceu em plena escuridão! Jesus nasceu! É Natal, Festa da Luz, Festa do Amor Encarnado!
No fim da tarde de ontem, a fraternidade franciscana do Convento se reuniu na Capela do Convento para celebrar o Natal de Jesus Cristo. A Eucaristia foi presidida pelo Frei Fidêncio Vanboemmel, Definidor da Província da Imaculada.
Na reflexão, Frei Fidêncio lembrou que neste ano, celebramos 800 anos da criação do presépio. “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz. Nasce a grande Luz, aquele que vai dizer ‘Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida’. O Menino de Belém estava adormecido em muitos corações. Embora se celebrasse solenemente o Natal do Senhor, em todas as Igrejas do tempo de São Francisco de Assis, hoje nossa fraternidade franciscana, unida aos frades do mundo inteiro, queremos celebrar de uma maneira muito particular, o Natal de Greccio, o Nascimento de Jesus que São Francisco queria representar, porque o Menino Jesus andava esquecido, adormecido no coração das pessoas”, recordou.
“Ao celebrarmos aqui no Convento de Nossa Senhora da Penha, com a fraternidade aqui reunida, nós queremos ser sempre anunciadores desse mistério da Encarnação do Filho de Deus, todas as pessoas que aqui se dirigem junto à Mãe da Penha, aqui se aproximam, certamente para agradecer e fazer também, acordar o Menino Deus o Menino Deus nas nossas existências. Naquela noite santa do Natal de Greccio, não é apenas os freis que estão ali e um grupinho de pessoas, ali estão os animais, a natureza toda está envolvida, para nos dizer que este mistério da Encarnação do Filho de Deus, o Nascimento de Jesus não é apenas um nascimento para favorecer o ser humano, mas o Nascimento de Jesus se dá dentro de toda a vida, ele renasce de novo para recriar todo o universo”, afirmou o Definidor Provincial.