“Nessa pandemia, somos convidados pelo Ressuscitado a darmos mais um passo em nossa fé”

Compartilhe:

Moacir Beggo (*)

São Paulo (SP) – A 450ª edição da Festa da Penha, que neste ano está sendo realizada virtualmente, chegou ao terceiro dia do Oitavário, com a Celebração Eucarística às 19h30. Dois jovens padres presidiram a Santa Missa: Pe. Edmilson Boechat de Castro, vigário na Paróquia São Francisco de Assis, em Vitória; e Pe. Rodrigo Costa, da Paróquia Sagrada Família, em Cariacica. Os dois, recém-ordenados, celebraram pela primeira vez na pequena e histórica capela do Convento da Penha, juntamente com os frades que ali residem.

Nesta celebração, lembrou-se a terceira alegria de Nossa Senhora: a visita à sua prima Isabel. “Como todos os anos, dentro da Oitava da Páscoa, celebrando a alegria da ressurreição do Senhor, todo o povo capixaba tem a graça de celebrar a sua Padroeira, a Virgem das Alegrias, meditando as suas alegrias e colhendo os frutos da ressurreição do Senhor”, explicou Pe. Rodrigo, que fez a homilia.

“Este ano, por conta da situação que vivemos, situação especial em todo o mundo, não podemos estar juntos fisicamente, mas permanecemos unidos na mesma fé, no amor do Ressuscitado e no amor para com nossa Mãe Maria”, saudou o pregador. “Peçamos, meus irmãos e irmãs, que Nossa Senhora também nos ajude a conjugar as tristezas e as alegrias nos diversos acontecimentos de nossa vida”, acrescentou.

Pe. Rodrigo fez a homilia deste terceiro dia do Oitavário

Tomando a Palavra de Deus nesta terça-feira da Oitava da Páscoa, retirada do Evangelho de João, Pe. Rodrigo citou a pergunta do próprio Jesus a Madalena: ‘Mulher, por que choras?’ “Levaram o meu Senhor e não sei onde colocaram”, disse Madalena pensando em se tratar do jardineiro.

“Maria Madalena ainda não havia compreendido o que aconteceu. Suas palavras e atitudes não estavam totalmente equivocadas, porque ela chorava e lamentava por não ter mais o corpo do Senhor. Sua dor é expressão do profundo amor que sentia pelo Senhor”, explicou o sacerdote.

Segundo Pe. Rodrigo, a pergunta que Jesus dirige a Maria Madalena é direcionada a nós: “Por que choras?”. “Quantas vezes, meus irmãos e minhas irmãs, quando o peso da dor, da morte, nos visita e nos toma, retirando nossas forças e nossas esperanças, agimos como Maria Madalena? Queremos nos agarrar às nossas frágeis seguranças, aqui simbolizadas pelo corpo inerte do Senhor. Ou mergulhamos no medo e no desespero, esquecendo Aquele que foi vitorioso sobre o pecado e a morte”, sublinhou.

Segundo Pe. Rodrigo, de modo especial nessa pandemia que estamos vivendo, em que a realidade da morte está tão próxima de nós e a incerteza quanto ao futuro toma conta do nosso coração, “somos convidados pelo Cristo Ressuscitado a darmos mais um passo em nossa fé, como ele convidou Maria Madalena, procurando não a morte mas a vida, cultivando a alegria, servindo generosamente a quem precisa da nossa ajuda, na certeza de que, nesses lugares, Ele mesmo virá ao nosso encontro nos chamando pelo nome, enxugando as nossas lágrimas e ajudando a seguirmos em frente”, consolou.

Pe. Rodrigo também refletiu sobre a alegria de Maria ao vistar sua prima Isabel, conforme Lucas 1,39-45. “Uma imagem que tem muito a ver com a realidade da ressurreição e com a atitude que devemos cultivar vivendo já agora como ressuscitados. Maria nos ensina a acolher o Senhor e dar-Lhes um lugar que Ele deve ter em nossas vidas. Mas, para acolher alguém, é preciso sairmos de nós mesmos. Deslocarmos fisicamente ou interiormente como fez Maria. Primeiro em sua atitude de fé, acolhendo a missão que o Senhor lhe confiara. Tanto Maria quanto Isabel saem de si mesmas para se acolherem mutuamente e, nessa acolhida, receber o próprio Senhor como Isabel exclama: ‘Bendito é o fruto do vosso ventre’, reconhecendo que naquela jovem simples e humilde de Nazaré estava a Mãe do Senhor”, ensinou.

“Maria é, então, o modelo do discípulo que abre mão das próprias preocupações e interesses, ainda que às vezes legítimos, para receber a novidade do Senhor que nos alegra e engrandece profundamente. ‘A minha alma engrandece o Senhor e meu Espírito exulta em Deus meu Salvador, porque olhou para a condição de sua serva’, é o que canta Maria, louvando as grandes maravilhas em sua vida”, destacou Pe. Rodrigo.

Pe. Rodrigo fez a homilia deste terceiro dia do Oitavário

Para ele, os frutos da Ressurreição do Senhor só poderão ser experimentados quando saímos de nós mesmos, das nossas preocupações, quando nós rompemos a casca do medo e passamos a assumir a nossa vida e a enxergar o que acontece a nossa volta com o novo olhar da Páscoa do Senhor. “Será que neste momento que vivemos não é esta graça que devemos pedir e a atitude que devemos tomar? De aprender a olhar com olhos do Ressuscitado tudo aquilo que nos acontece?”, questionou.

“Para terminar, é verdade que somos pequenos e frágeis, nossa fé nem sempre é forte o suficiente diante da provação, mas o Senhor Ressuscitado não cessa de nos chamar a acolhê-Lo em sua vida, como em Maria e em Madalena, sua fiel discípula. ‘Eis que estou à porta e bato’ é a Palavra que o Senhor dirige a nós também”, enfatizou, lembrando que se O acolhermos em nossa casa, a vida, o amor, a esperança, que são frutos da ressurreição, nos darão forças para caminhar.

“Abra então, meu querido irmão, minha irmã, também a porta do seu coração e receba-O como recebeu Isabel; seja sua testemunha como anunciou Maria Madalena; sirva os que mais precisam como O serviu nossa Mãe Maria. E que a Virgem da Penha nos ajude a viver as alegrias da Ressurreição e que a tristeza não tome conta do nosso coração!”, desejou.

Pe. Edmilson agradeceu aos frades pela oportunidade de celebrar neste dia sua Primeira Missa na capela do Convento, e Pe. Rodrigo, representando o povo de Cariacica e Viana, também fez os seus agradecimentos.

Frei Paulo Pereira, o guardião do Convento da Penha

O guardião do Convento, Frei Paulo Pereira, agradeceu e pediu muitos ‘vivas virtuais’ para os novos sacerdotes.

Segundo ele, se hoje houvesse a Festa da Penha nos moldes tradicionais, seria a Noite dos Casais, que costuma lotar o Campinho. Mas, mesmo virtualmente, convidou os casais para rezarem nesta noite. “Deus nos chamou para viver o dom do matrimônio. Ninguém casa para si mesmo, mas faz o exercício da solidariedade”, disse Frei Paulo, pedindo que os casais dessem as mãos em suas casas e rezassem, cantando a “Oração da Família, do Pe. Zezinho.

Frei Paulo pediu aos devotos que participem do Mural Virtual enviando uma foto da fauna e flora feita durante uma visita ao Convento (o número do Whatsapp está na foto).

Neste ano, a festa tem como tema “Todas as gerações me chamarão bem-aventurada” (Lc 1,48). O canto profético de Maria no “Magnificat” prefigura o imenso carinho e devoção pela Virgem que marcou e marca todos aqueles que a celebraram nestes 450 anos de tradição. A festa da Penha é fruto de uma semente lançada por Frei Pedro Palácios em 1558, quando chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses e desembarcou nas terras capixabas. O frade espanhol trouxe na sua bagagem um painel de Nossa Senhora das 7 Alegrias, que foi colocado numa gruta e deu origem à devoção franciscana que vem até hoje. Ao longo do tempo, essa devoção cresceu e foi construído o Santuário para a Mãe de Deus no ponto mais alto do penhasco. Desde então, romeiros visitam o Convento durante todo o ano.

A programação está disponível nas redes sociais do Convento da Penha através do Facebook (link) | Instagram (link) | Canal do YouTube (link).

O Oitavário também está sendo transmitido diariamente pelo site do G1/ES (https://g1.globo.com/es/espirito-santo).

Nesta quarta-feira, 15 de abril, a Festa da Penha terá a seguinte programação:

6h00 – Bênção do dia, com Padre Renato, na TV Gazeta
12h00 – Terço Mariano – no Instagram e Facebook do Convento da Penha
13h00 – Exibição do Programa Salve Mãe das Alegrias, ao vivo no Instagram, Facebook e Canal do YouTube do Convento da Penha
15h00 – Missa ao vivo no Instagram, Facebook e Canal do YouTube do Convento da Penha
19h30 – Quarto dia do Oitavário – Missa, ao vivo no G1/ES e no Instagram, Facebook e Canal do YouTube do Convento da Penha
20h30 – Festival Amor e Esperança, com apresentações artísticas ao vivo no Instagram da TV Gazeta


(*) Com a transmissão ao vivo pelo Convento da Penha

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X