Na Missa de abertura, D. Luiz critica a violência no Estado do Espírito Santo

Compartilhe:

Moacir Beggo

Vila Velha (ES) – O belo dia de sol ajudou e o Oitávário da Penha teve início neste domingo de Páscoa (8/4), marcando solenemente a abertura de mais uma Festa dedicada a Nossa Senhora das Alegrias, como fez Frei Pedro Palácios há 442 anos quando instituiu esta festividade no Morro do Convento da Penha.

Como acontece todos os anos, o primeiro encontro do povo com a histórica imagem de Nossa Senhora da Penha no Campinho é aguardada com muita expectativa. Às 14h30, a imagem, vestida com seu manto azul e rosa, desceu da capela do Convento para o altar montado no Campinho, enquanto o povo cantava e dava “vivas” a Nossa Senhora. Não há quem não se emocione com este momento devocional. Até o encerramento, a imagem ficará no altar do Campinho, palco de todas as celebrações do Oitavário.

Frei Valdecir Schwambach, guardião e reitor do Convento e Santuário da Penha, anunciou a chegada tão esperada da imagem da Penha. Neste domingo, ele foi presidente do oitavário, que terá início sempre meia hora antes da celebração eucarística das 15 horas. É tradição a presença dos frades e toda família franciscana nesta preparação devocional que remonta os séculos no Santuário de Nossa Senhora da Penha. Frei Florival Mariano Toledo, frade do Santuário franciscano do Divino Espírito Santo, comandará diariamente a animação e cantos do Oitavário com a equipe de músicos do Convento.

Terminado este momento devocional franciscano, teve início a celebração eucarística, que neste domingo foi presidida pelo arcebispo D. Luiz Mancilha Vilela, SS.CC e teve como concelebrantes os sacerdotes da área pastoral serrana do Estado, que também foi responsável pela coordenação litúrgica da celebração.

D. Luiz abriu a sua homilia lembrando que o dia era de muita alegria, especialmente porque celebramos Jesus Cristo Ressuscitado. Sempre interagindo muito com o público presente no Campinho, o Arcebispo de Vitória frisou que todos estávamos alegres porque hoje era um dia de festa.

Segundo D. Luiz, devemos dizer “sim” a Deus como fez Nossa Senhora. “Ela abriu o seu coração a Deus. Cada um deve dizer em seu coração: eis aqui a serva; eis aqui o servo do Senhor! Para que o Espírito Santo renove e transforme os corações, transforme a nossa família e acabe com essa matança de pessoas que está por aí. Que coisa horrível! Um estado com o nome tão bonito como o nosso, tendo gente matando e morrendo o tempo todo. Nossa Senhora não gosta disso, não! Nossa Senhora das Alegrias quer que nós trabalhemos o nosso coração, trabalhemos a nossa família, as nossas comunidades, para sermos luz. Porque Jesus Cristo é luz e veio nos arrancar das trevas do pecado!”, criticou o Arcebispo. Segundo o jornal “A Gazeta”, somente no mês de março de 2012, 137 pessoas foram assassinadas no Espírito Santo. Os crimes tiveram diversos tipos de motivação e aconteceram em 29 municípios do Estado. O município com a maior quantidade de homicídios foi a Serra, com 39 mortes.

D. Luiz fez um pedido: “Espero que cada um diga sim a Deus. Pecar é dizer não a Deus”, acrescentou. “Sabe por que é possível dizer o sim? Porque Nossa Senhora disse sim ao anjo: ‘Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a vossa Palavra’.”

Para o Arcebispo, podemos dizer esse sim num “lugar tão bonito como este morro” e aos pés da Virgem da Penha. “Nossa Senhora das Alegrias, a Virgem da Penha, nos ensina a dizer sim. Que ela proteja cada um de vocês!”, completou.

Nesta segunda-feira, no segundo dia do Oitavário, a anfitriã da festa, a cidade de Vila Velha, é a convidada para fazer uma bonita celebração no Campinho, às 14h30.

A Festa da Penha tem como tema geral “Maria, Mãe de Jesus, o Cristo da Paz” e diariamente subtemas. Neste terça, o subtema é “O Senhor ressuscitado é vida para todos!”

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE TODOS OS DIAS

09 – SEGUNDA-FEIRA
O Senhor ressuscitado é vida para todos!
Missas na Capela: 6h, 7h, 8h e 9:30
14h30: Oitavário no Campinho
15h00: Missa (Área Vila Velha)

10 – TERÇA-FEIRA
Páscoa: a vida é mais forte que a morte!
Missas na Capela: 6h, 7h, 8h e 9:30
14h30: Oitavário no Campinho
15h00: Missa (Área Cariacica/Viana)

11 – QUARTA-FEIRA
Fica conosco, Senhor!
Missas na Capela: 6h, 7h, 8h e 9:30
14h30: Oitavário no Campinho
15h00: Missa (Área Benevente)

12 – QUINTA-FEIRA
A Paz, compromisso de todos!
Missas na Capela: 6h, 7h, 8h e 9:30
14h30: Oitavário no Campinho
15h00: Missa (Área Serra)

13 – SEXTA-FEIRA
Não desanimeis: lançai as redes!
Missas na Capela: 6h, 7h, 8h e 9:30
Romaria dos Militares. Saída às 14h da Prainha
14h30: Oitavário no Campinho
15h00: Missa (Área Vitória)

14 – SÁBADO
Não sejais duros de coração, escutai a Palavra do Senhor!
Missas na Capela: 6h, 7:30h e 11 horas
8h00: Campinho – Missa da Diocese de São Mateus
9h00: Prainha – Missa das pessoas com deficiência
14h30: Oitavário no Campinho
15h00: Missa da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim
23h00: Prainha – Missa de encerramento da Romaria dos Homens

15 – DOMINGO
Jesus aparece e traz a paz!
Missas na Capela: 5h, 07h, 11h e 14h
9h00: Campinho – Missa da Diocese de Colatina
Procissão Marítima. Saída às 9h da Ilha das Caieiras
Romaria dos motociclistas – Saída da Praça Costa Pereira, às 10 horas
15h30: Prainha – Oitavário
16h00: Prainha – Missa de encerramento da Romaria das mulheres

16 – SEGUNDA-FEIRA – DIA DA PADROEIRA
Maria, mãe de Jesus, o Cristo da Paz!
Missas na Capela: 0h (meia-noite); 1h30; 6h; 9h e 12h
7h00: Campinho – Missa da CRB e Seminário Nossa Senhora da Penha
Romaria dos Ciclistas – Saída de Cobilândia às 8h30
10h00: Campinho – Missa das Pastorais Sociais
16h00: Prainha – Missa de encerramento da Festa de Nossa Senhora da Penha


[nggallery id=7]

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X