Paz e Bem.
Com o fim do verão e das férias de início de ano, diante da queda do número de visitantes e turistas que passam pelo principal ponto turístico, histórico e religioso do Espírito Santo, a fraternidade franciscana do Convento da Penha, promove algumas mudanças nos horários de funcionamento bem como nos horários das Missas.
Os novos horários passam a valer já na Quarta-Feira de Cinzas (02 de março), quando a Igreja também inicia o tempo da Quaresma. A ideia é retomar os horários habituais das Celebrações Eucarísticas no Convento com auxílio dos voluntários e ministros da Sagrada Comunhão que servem no Santuário da Penha. Além disso, de acordo com o Guardião do Convento, Frei Djalmo Fuck, os horários das Missas são para todos ‘os gostos’, em várias opções. “Como são horários habituais, vamos conseguir atender aqueles devotos que já são de casa. Os turistas e peregrinos que vierem de longe para nos visitar, também poderão celebrar conosco as Missas, porque vamos ter três celebrações por dia e aos sábados e domingos, cinco Missas, ou seja, vamos dar possibilidade de flexibilidade de horário e dia para todos os públicos”, comentou.
Frei Djalmo recordou que assim que assumiu como Guardião e Reitor do Convento, ele conversou com os confrades e juntos decidiram que a ampliação nos horários de funcionamento e das Missas (em vigor desde 15 de janeiro) se estenderia até o carnaval, em seguida, voltariam os horários normais com alguns ajustes. “Nós frades ampliamos o atendimento aos turistas e romeiros que visitaram o Convento em grande número, especialmente no mês de janeiro. Como as pessoas vão retornando às suas cidades de origem, algumas Missas ficam mais esvaziadas, por isso, a gente optou pelas mudanças”, explica.
O Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Penha também lembra que há uma tenda com capacidade para 600 pessoas, montada no Campinho do Convento, assim os fiéis podem participar das celebrações protegidos do sol ou da chuva. “Graças a uma parceria feita pelo Convento da Penha com a Prefeitura de Vila Velha, conseguimos instalar essa tenda no Campinho. Todo mundo aprovou a louvável iniciativa, inclusive estamos estudando a viabilidade, dentro das nossas possibilidades, de deixar ela no local até a Festa da Penha que começa no dia 17 de abril”, enfatizou.
Missas presenciais no Campinho
Segunda a sexta
7h, 9h, 15h (também transmitida pelas redes sociais).
Sábados
7h, 9h, 15h (também transmitida pelas redes sociais), 17h e 19h
Domingos
5h, 7h, 9h (também transmitida pelas redes sociais), 11h, 15h
Confissões (sem necessidade de agendamento)
Diariamente
8h30 às 11h e 14h às 16h
Portão de acesso ao Campinho
Segunda a sexta
6h às 17h
Sábado
6h às 19h30
Domingo
4h às 17h
Visitas ao Santuário
A Capela está fechada para obras de restauração e manutenção. Será reaberta ao público em abril
Secretaria e Sala dos Milagres
Diariamente
8h às 17h
Lanchonete
Segunda a sábado
8h às 16h
Domingos
8h às 17h
Capela de São Francisco
Diariamente
7h às 17h
Vans de transporte
Segunda a sexta
6h às 17h30
Sábado
6h às 20h30
Domingo
4h30 às 17h30
Subida de automóveis
Em função do crescente número de pedestres que sobem ao Convento, zelando por sua segurança, e também os preparativos para Festa da Penha no Campinho, fica totalmente proibida a subida de carros particulares ao Campinho do Convento, durante a semana e finais de semana. Isto vale para todos, inclusive para as equipes de liturgia, cantores e ministros da Eucaristia, que poderão usar gratuitamente o serviço de vans, sem necessidade de filas. A única exceção para subir de carro ao Convento são pessoas com mobilidade reduzida extrema, controlada rigorosamente pelos porteiros. Agradecemos sua compreensão e cooperação.
Durante as Missas não é permitida a subida de automóveis ainda que estejam nas condições permitidas acima.
Orientações gerais
– Devotos e visitantes: Ao Convento se dirigem pessoas com diversas motivações. Merece destaque o sem número de pessoas que sobem a Montanha Sagrada para o encontro com o Senhor; ao mesmo tempo, nota-se crescente frequência dos que sobem com objetivos de recreação e turismo, especialmente a partir da metade da manhã. Aos que visitam o Convento para a prática de atividade física, ressaltamos: respeite sempre o fiel devoto e o espaço religioso.
– Visitas seguras: Mesmo se tratando de espaço aberto, há alerta ao povo quanto à obrigatoriedade do uso da máscara, além do distanciamento e uso de álcool em geral. Por isso, para tirar uma foto, por exemplo, os visitantes podem tirar a máscara, para a comunhão também. Já noutros momentos, o uso da máscara é indispensável.
– Clima de oração: Uma vez que a Capela está aberta apenas para visitação e oração pessoal, atenção ao clima de oração e recolhimento que o próprio local sugere. Ao visitar o interior da Capela de Nossa Senhora da Penha, mantenha o silêncio. Ah, e cuidado com os trajes! Não é permitido acessar o Santuário utilizando roupas de banho ou trajes inadequados para o ambiente.