Movimento Laudato Si’ | Ações do grupo Fraternidade e Vida

Compartilhe:

Paz e Bem.

Desde o dia 1º de setembro, quando comemoramos o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado com a Criação até o dia 4 de outubro, Festa de São Francisco de Assis, Padroeiro da Ecologia, estamos vivendo o “Tempo da Criação”, Movimento Laudato Si’. Muitos cristãos se unem neste momento especial para refletir, rezar e realizar ações concretas que permitam à humanidade viver um estilo de vida que cuida solidariamente da Casa Comum.

  • O Tempo da Criação é um período para renovarmos a nossa relação com nosso Criador e com toda a criação através do arrependimento, da ação e alegria juntos. Durante o Tempo da Criação, nos juntamos às nossas irmãs e irmãos da família ecumênica em oração e ação pela nossa casa comum. 
  • Neste ano, o Papa Francisco convida todas as pessoas a tomarem “uma ação decisiva e urgente” no Tempo da Criação para “transformar esta crise numa oportunidade. O grito da Terra e o grito dos pobres estão a tornar-se cada vez mais graves e alarmantes”. Agora é a hora de todas as pessoas, especialmente católicas e cristãs, aumentarem seu compromisso com nossa casa comum, fazendo mais do que nunca para proteger a criação de Deus.

O Grupo Fraternidade e Vida, junto com a Pastoral da Ecologia, por meio da coordenação da Maria José Roque, está realizando uma série de ações práticas e simples que contribuem (e muito) com a preservação não só do meio ambiente, como também da vida, seja humana, vegetal ou animal.

É importante destacar a organização (ainda que no ambiente virtual) da oração e ação que o grupo promove. Através de pequenos depoimentos, os agentes do cuidado da criação mostram na prática como fazer pequenas atitudes com a Casa Comum. Como economizar água, reutilizar água da máquina de lavar; menos lixo, mais arte; tá chovendo economia… Fazer sempre, mesmo que pareça pouco! São exemplos práticos elaborados pelo grupo Fraternidade e Vida.

Clique aqui e tenha acesso aos conteúdos publicados no canal do grupo.

Quem pode participar da celebração do Tempo da Criação?

Todos: crentes e não crentes. Porque todos somos chamados a viver em harmonia, sendo guardiões responsáveis ​​da nossa casa comum, o que implica que todos devemos nos comprometer a cuidar da vida em todas as suas formas, lembremo-nos que cuidar não se refere apenas a proteger, mas implica necessariamente amar, contemplar e sentir parte da obra criadora de Deus.

Convidamos você a fazer parte desta celebração a nível pessoal, familiar e comunitário. Compartilhe posts nas redes sociais com a hashtag #SeasonofCreation ou #TempoDaCriação. E não se esqueça de interceder por este tempo ao Senhor com a Oração pelo Tempo da Criação 2021.

  • Oração: Organize um momento ecumênico de oração que reúna todos os cristãos e cristãs para cuidar de nossa casa comum.
  • Sustentabilidade: Conduza um projeto de limpeza que ajude toda a criação a prosperar.
  • Mobilização: Defenda a justiça climática participando ou liderando uma campanha contínua, como o movimento de desinvestimento de combustíveis fósseis.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X