Morre Marco Ortiz, ator do “Auto de Frei Pedro Palácios”

Compartilhe:

Foto: reprodução / A Gazeta-ES

Paz e Bem!

Todas as sextas-feiras conhecemos um pouco sobre a cultura, história e religiosidade do povo capixaba, que há mais de quatro séculos e meio celebra Nossa Senhora da Penha, como a Mãe, Rainha e Padroeira. Além de destacarmos aspectos históricos, ainda falamos sobre fatos que marcam a vida daqueles que visitam à Penha Sagrada.

Faleceu na manhã da última quarta-feira (15), o médico e artista Marco Ortiz, conhecido no Estado por ter um famoso restaurante vegano no Centro de Vitória, onde morou. Como artista, era ator de teatro e produtor, e atuava no famoso “Auto de Frei Pedro Palácios”, que durante muitos anos foi apresentado para o público aos pés do Convento da Penha, na Festa da Penha e na festa da Colonização do Solo Espírito-Santense. Aos familiares e amigos e à toda a comunidade artística local, nossas preces e solidariedade pelo falecimento do médico Marco Ortiz. Que a Virgem da Penha o acolha na glória dos céus.

Foto: divulgação

Por isso, o “Aconteceu na Penha” de hoje é um pouco diferente. Vamos recordar o tradicional “Auto de Frei Pedro Palácios”, voltando ao ano de 2014, quando aconteceu a apresentação do tradicional espetáculo. O teatro histórico e religioso, é uma peça ao ar livre, de reconhecimento nacional e já foi vista por mais de 300 mil pessoas. Trata-se de um espetáculo multimídia, que reúne mais de cem artistas. Índios guaranis, grupos de dança, músicos, coral e capoeira compõem o espetáculo, que mostra o início da colonização e o resgate histórico dos acontecimentos ocorridos no Espírito Santo, especialmente contando a vida, missão e feito do frade espanhol, fundador do Convento.

Segundo conta a história, a gruta foi o local onde Frei Pedro Palácio morou por mais de seis anos. Nela dormia tendo como travesseiro uma pedra e nada mais, uns animais e a simplicidade da vida franciscana. Do mesmo lado e adiante da gruta, está o nicho onde, de acordo com historiadores, Frei Pedro colocava o quadro de Nossa Senhora que trouxera de Portugal e diante do qual orava com o povo que ali habitava. Frei Pedro Palácios foi quem construiu a ermida que deu origem ao Convento da Penha e iniciou a tradição da Festa da Penha, a terceira maior festa religiosa do Brasil.

Vamos recordar a última apresentação do espetáculo que ocorreu em 15 de março de 2014. A Prefeitura de Vila Velha estava com uma expectativa de mais de mil pessoas presentes. O teatro foi dividido em oito atos, o espetáculo começou com a doação da capitania hereditária para Vasco Fernandes Coutinho, em 1535. Até a revelação do espanhol Frei Pedro Palácios, que em um sonho visualizou a construção do Convento da Penha, a peça trafega pelos confrontos entre índios e colonizadores, a anarquia da capitania e o envolvimento do povo com o frei espanhol.

Clique aqui para assistir a reportagem da TV Gazeta

Assista um pequeno trecho do Auto apresentado em 2014


EXPECTATIVA DO AUTO DO FREI PEDRO PALÁCIOS NA FESTA DA PENHA 2020 E 2022

Em 2019, havia uma expectativa que o “Auto de Frei Pedro”, pudesse voltar a fazer parte da programação da Festa da Penha 2020, quando completaram-se 450 anos ininterruptos de festejos em honra à Padroeira. A apresentação tinha duração média de uma hora e estva sendo organizada pelo Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha-IHGVV e uma co-produção com a Companhia Sol da Terra, de Marcos Ortiz. A previsão era de cerca de 200 atores participando do espetáculo. Por conta da pandemia da covid-19, o espetáculo precisou ser suspenso.

“Um grandioso projeto de resgate histórico/religioso do nosso voluntariado cultural, contando com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Vila Velha, em fase de captação de parcerias e patrocínios privados. O projeto já está em análise na Lei Rouanet caminhando dentro do previsto, e em outubro teremos o resultado final, que sinaliza bem favorável. Estamos apresentando o projeto para as grandes empresas parceiras do nosso IHGVV, que demonstram grande interesse em participar. Por ser feriado estadual, o Dia de Nossa Senhora da Penha, a padroeira do ES, será com certeza a maior edição da Festa da Penha, nesses 450 anos de festejos, um grande atrativo para o turismo religioso do nosso estado, sendo portanto um evento de muita exposição das marcas envolvidas no projeto, com retorno garantido para os patrocinadores”, declarou na época Manoel Goes, presidente do IHGVV e líder da equipe de produção.

Em 2022, havia novamente expectativa de apresentação do espetáculo, no entanto, Marco Ortiz veio a falecer. Nas últimas apresentações, muitos puderam testemunhar a emoção dos presentes e, ao final, os mais sinceros elogios na unanimidade dos comentários. É de se esperar que autoridades e empresários tomem essa importante encenação como mais um momento de celebração da maior festa capixaba, porque ela nos mostra fatos importantes da empolgante e penosa história vivida ali mesmo, naquele recanto da Prainha.

Com informações do Portal A Gazeta, morrodomoreno.com.br e site teatrodabarra-es.blogspot.com

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X