• Início
  • /
  • Eventos
  • /
  • Missas e romaria na Semana Nacional da Família 2024 no Convento

Notícias

08/08/2024

Missas e romaria na Semana Nacional da Família 2024 no Convento

Compartilhar:

Paz e Bem.

A Igreja no Brasil reserva o mês de agosto pelas intenções de oração pelas vocações. Os meses temáticos fazem parte de uma “tradição”. Agosto é o mês das vocações, setembro é dedicado ao estudo e intimidade com a Palavra de Deus, é o mês da bíblia. Outubro é mês das missões e assim cada mês é voltado para uma prece especial.

No primeiro domingo do mês de agosto, a Igreja reza pelos presbíteros e diáconos (ministérios ordenados). No segundo domingo, a oração é pelos que assumem a vocação familiar, por ocasião do Dia dos Pais (pais, mães, filhos, vocação de viver em família), é o início da Semana Nacional da Família. Ao longo da terceira semana do mês, os fiéis rezam por aqueles que consagram sua vida ao Senhor, é a prece pelos religiosos e religiosas. Por fim, na última semana de agosto, é a vez de toda a Igreja, é a semana dedicada à vocação  leiga (cristãos leigos e leigas em seus mais diversos serviços comunitários), a qual todos são chamados. Pode ser entendida também como a vocação de todo batizado.

A Semana Nacional da Família é um momento de destacar e valorizar a vocação matrimonial. Neste ano, será celebrada entre os dias 11 e 17 de agosto, em todas as paróquias e comunidades da Arquidiocese, com uma programação especial que enfatiza a importância da família como núcleo fundamental da sociedade. O evento traz como tema “Família e Amizade”, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2024, que abordou “Fraternidade e Amizade Social”. O lema: “Amizade, uma forma de vida com sabor do Evangelho”, com reflexões do capítulo 15 do evangelho de João, “já não vos chamo servos, vos chamo amigos” (João 15,15).

A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), responsável por animar a celebração da Semana Nacional da Família em todo o Brasil, deseja favorecer a oportunidade de as famílias vivenciarem momentos de oração, de confraternização e de visitas aos que estão afastados. “O importante é despertar junto com os filhos, junto com a família e em famílias a importância da amizade”, motiva dom Bruno Versari, convidando à participação nas atividades realizadas em cada paróquia do país. “Que possam fazer um momento de alegria e de convivência aí na sua comunidade!”.

Outra tradição do Mês das Vocações da Igreja de Vitória, é a Romaria das Famílias ao Convento. Todos os anos, as famílias se concentram na Praça Duque de Caxias, no Centro de Vila Velha e percorrem cerca de 3km até o Campinho do Convento, aos pés de Nossa Senhora da Penha. Neste ano, o trajeto será um pouco maior. A saída da Romaria será do Santuário Divino Espírito Santo, em Vila Velha. A concentração acontece a partir de 12h30 e a caminhada em seguida, às 13h. Padre Jacqueson Pimentel, estará a frente da animação durante todo o trajeto. “Estou muito feliz com essa oportunidade de estar junto com a Pastoral Familiar nesta romaria. Não perca a chance de participar e vivenciar momentos de união e reflexão”, animou.

A Santa Missa será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Frei Dario Campos, às 15h, no Campinho e contará com presença de padres da Arquidiocese e dos movimentos da Pastoral Familiar.

Durante a pandemia, por conta da impossibilidade de realização de grandes eventos e de aglomeração, a fraternidade franciscana da época, acolheu todos os dias da Semana da Família, casais que fazem parte dos movimentos ligados à Pastoral Familiar, como as “Equipes de Nossa Senhora”, “Encontro de Casais com Cristo” (ECC), Movimento Familiar Cristão e Ministério para as Famílias. A cada dia, os coordenadores desses movimentos, participam das Missas das 15h no Campinho e falam um pouco sobre a importância da Pastoral. Até hoje essa iniciativa é realizada, por isso, a partir desta segunda-feira (12) os agentes dos movimentos familiares vão participar da Missa das 15h, com transmissão pelas redes sociais do Convento.


Materiais de apoio e divulgação

Para a celebração da Semana Nacional da Família, é oferecido o subsídio Hora da Família, com roteiros para o Dia dos Pais e para os encontros de cada dia da Semana. O material também contém os encontros para a Semana Nacional da Vida, que será vivenciada em outubro. O Hora da Família pode ser adquirido na loja virtual da Pastoral Familiar: lojacnpf.org.br

Além do subsídio impresso, a CNPF oferece um kit de material gráfico da Semana Nacional da Família 2024 para ser utilizado pelos comunicadores e agentes da Pastoral Familiar na divulgação. Acesse aqui.

Saiba mais sobre a Semana Nacional da Família no Portal Vida e Família: www.vidaefamilia.org.br

NOTÍCIAS

Paz e Bem. Frei Claudino Dal’Mago presidiu a tradicional Missa da Saúde, no Campinho do Convento da Penha, na tarde desta quarta-feira (5). Centenas de fiéis, especialmente pessoas com mobilidade

🎶🎵 “A vida pra quem acredita, não é passageira ilusão e a morte se torna bendita, porque é nossa libertação. Nós cremos na vida eterna, e na feliz ressurreição. Quando

Paz e Bem. Na tarde deste 1º de novembro, a Capela do Convento da Penha acolheu fiéis para a celebração da Solenidade de Todos os Santos e Santas de Deus,

Paz e Bem. Neste domingo, dia 2 de novembro, a Igreja celebra a Comemoração dos Fiéis Defuntos, é o Dia de Finados. Uma celebração em que os cristãos recordam com