Paz e Bem.
O Convento da Penha, Santuário do Perdão e da Graça, vai receber no dia 3 de dezembro (1º Domingo do Advento) mais uma edição da Romaria das Ligas Católicas do Espírito Santo, onde será comemorado o Dia Nacional do Liguista. As ligas são formadas por diversos grupos fiéis que falam da importância de adoração à Deus e a prática da devoção à Sagrada Família de Nazaré, “Jesus, Maria e José”. Neste ano as motivações da romaria são ainda mais especiais, isso porque no ano passado, os grupos ainda estavam saindo do tempo da pandemia e muitas pessoas não puderam participar.
O Encontro é estadual e reúne anualmente no Convento, as três Federações das Ligas: Arquidiocese de Vitória, Diocese de Cachoeiro e Diocese de Colatina. Em 2022, a Santa Missa da Romaria foi presidida pelo Padre Edson Alves da Costa, Missionário Redentorista e, naquela ocasião, responsável pela Assistência Eclesiástica Nacional da Liga. Também esteve presente o Padre Magno Luis, novo pároco da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, de Vila Velha.
“Tomemos os grandes exemplos que temos, a Sagrada Família. José, o Justo. Justo porque assumiu com coragem a parte que lhe cabia no processo da Salvação, não recusou Maria nem o Menino, acolheu e comprometeu-se. Descubramos na imagem de José essa justiça fundamental, o nosso compromisso. Maria, destaco o belo gesto de Maria: o sim! ‘Faça-se em mim segundo a Tua Palavra’. Jesus, não há poucas palavras para falar do significado. Em tudo fez a vontade do Pai, até as últimas consequências. Por isso, amigo liguista, olhando a Sagrada Família, vamos colocar em prática a nossa vocação primeira. Qual é nosso compromisso? Oração e trabalho cotidiano, pela santificação da família, por mais justiça em nossos lares, por mais solidariedade com aqueles que sofrem. Ouvi dizer que o compromisso do liguista é levar as famílias a Jesus, trazer a Sagrada Família a realidade das casas. Obrigado a você que vestiu a camisa e diz às outras pessoas: vale a pena acreditar, vale a pena confiar, vale a pena passar por um processo de conversão, vale a pena atualizar nas coisas do dia a dia este grande exemplo que é a Sagrada Família”, disse Padre Edson Alves.
Confira o convite para a Romaria das Ligas Católicas ao Convento: