Mês das Vocações: frades criam “cantinho vocacional” no Convento

Compartilhe:

Paz e Bem!

A Igreja no Brasil reserva o mês de agosto para as orações e preces pelas vocações, é o conhecido “Mês Vocacional”, tempo de ouvir o chamado de Deus, rezar pelas vocações e descobrir a partir da experiência pessoal o convite que Deus nos chama. Todos nós somos vocacionados, ou seja, vocação é chamado, e quem não é chamado, chamada por Deus?!

Mês das vocações é o mês de toda a Igreja repensar a sua forma de responder: ‘sim, Senhor, aqui estou! Pode contar comigo, como pai de família, como mãe de família. Pode contar comigo como agente de pastoral! Pode contar comigo como um servidor do Evangelho na política, na sociedade, onde quer que eu estiver. Senhor, pode contar comigo na construção de um mundo melhor!’, isso que é ser vocacionado. Se engana quem pensa que rezar pelas vocações é rezar apenas pelos jovens que querem ser padres ou seguir a vida religiosa. Vocação é ouvir Deus chamar!

O Papa Francisco nos lembra que “a escolha da vocação deve vir do diálogo com o Senhor, qualquer que seja a vocação. O Senhor inspira-me a avançar na vida desta forma, por este caminho. Hoje os jovens estão em movimento e devemos trabalhar com eles em movimento e tentar ajudá-los a encontrar sua vocação em suas vidas. Isso cansa… É preciso se cansar! Não se pode trabalhar pelas vocações sem se cansar”.

Já que estamos no mês dedicado às vocações, os franciscanos do Convento da Penha prepararam um cantinho especial para ajudar os jovens a despertarem o desejo de seguir Jesus Cristo a modo de São Francisco de Assis. Desde o primeiro domingo de agosto (01/08) foi montado um “Cantinho Vocacional” no Campinho para que os Freis possam conversar, orientar e explicar sobre a vida franciscana aos jovens.

O espaço funciona no Campinho, ao lado do palco onde ocorrem as celebrações Eucarísticas. Durante todos os sábados de agosto haverá um “Plantão Vocacional” com a presença do Frei Paulo César Ferreira e participação do Frei Nazareno do Santuário de Vila Velha, os dois são animadores vocacionais da Província Franciscana em Vila Velha.

Frei Paulo César explica que o espaço tem por objetivo chamar atenção dos jovens que visitam o Convento da Penha para que eles conheçam um pouco mais sobre o ideal franciscano. “Assim que um jovem chega para conversar com a gente, para quebrar o gelo, vamos primeiro nos conhecendo, faço algumas perguntas e sem seguida, apresento brevemente a figura de São Francisco e vamos conversando, é um bate-papo muitas vezes descontraído, muito tranquilo. Depois desse primeiro momento, o jovem deixa os contatos para que num segundo passo, possamos fazer o acompanhamento do vocacionado”, comentou.

Vale lembrar que muitos jovens que hoje são frades franciscanos descobriram o chamado vocacional no Convento a partir de uma experiência vivenciada no Santuário de Nossa Senhora da Penha, como o Frei Pedro de Oliveira, Frei Luiz Flávio Adami Loureiro, Frei Lucas Moreira (capixabas), Frei Heberti Inácio Senra e muitos outros frades.

Quero conversar sobre vocação mas não posso ir ao “Plantão Vocacional”, o que fazer? Você pode entrar em contato com as redes sociais do Convento, mandar um direct no Instagram, uma mensagem inbox no Messenger do Facebook, ou ainda mandar uma mensagem para o WhatsApp para (27) 99731-9450.

Deus continua a chamar… Que resposta você dará? Vamos conversar sobre vocação?

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X