Mensagem de final de ano

Compartilhe:

“Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: hoje (…) nasceu para vós um salvador, que é o Cristo Senhor.” (Lc 2,10-11). A mensagem do anjo que ouvimos na Noite de Natal ainda ecoa em nossos ouvidos e em nossos corações. Em meio ao silêncio e ao frio da noite, os pastores receberam a notícia que todo o povo de Israel esperava há muito tempo: o Messias enfim chegou! E qual a surpresa quando se depararam com um recém-nascido envolto em faixas e deitado numa manjedoura.

Ao anunciar aos pastores a alegria do nascimento do Salvador pelo anjo, Deus mostra a sua predileção pelos pequenos e humildes e, ao fazer-se pequeno e assumir nossa fragilidade, mostra sua grandeza e sua glória, reconduzindo toda a humanidade decaída pelo pecado no caminho da graça e da luz. De fato, “o povo que andava na escuridão viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu” (Is 9,1).

O povo capixaba, nos últimos dias, fez muito fortemente a experiência da morte, da dificuldade e pode perceber o quanto o ser humano é frágil diante das forças da natureza. Porém, ao mesmo tempo, percebemos na fragilidade humana a grandeza de um coração e a força da solidariedade. Nestes acontecimentos, vimos o mistério da Encarnação atualizado na vida do povo; pudemos perceber, ao mesmo tempo, um Deus que sofre e chora no sofrimento humano, e também um Deus que se compadece pelos pequenos e sofredores e se faz solidário a eles. Quão grandioso é o mistério da Encarnação!

Assim, nós pudemos experimentar e ouvir novamente a mensagem de alegria que o anjo trouxe aos pastores: Deus está conosco! Independente da crença ou da condição social, Deus se faz presente nos pequenos gestos de amor. Tal e qual como no grande momento da Encarnação em que Deus, movido pelo amor de seu coração, assumiu nossa condição humana, o Salvador se fez presente nas pessoas que amaram e cuidaram dos seres humanos mais fragilizados.

É bem verdade que há inúmeras outras situações que ainda não nos permitem dizer “Reina teu Deus!” (Is 52,7). Mas no sinal do Menino envolto em faixas reencontramos o caminho que nos reconduz ao paraíso perdido. A justiça, a igualdade entre todos, a superação das diferenças sociais, a fraternidade e a boa convivência entre os povos ainda são um grande sonho, mas que pode ser alcançado se seguirmos a lição de humildade e de amor do Menino Deus.

Portanto, nesse espírito de esperança e de alegria que vem do Senhor, desejamos a todos um ano de 2014 mais pleno de vida e de paz.

Um abraço fraterno a todos! Paz e Bem!

Fraternidade Franciscana do Convento da Penha

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X