“Maria nos tempos difíceis”: Paróquia do Rosário se prepara para festejar a Padroeira de Vila Velha

Compartilhe:

Paz e Bem!

No próximo dia 7 de outubro, a Igreja celebra a Festa de Nossa Senhora do Rosário, um título antigo de Maria Santíssima que recorda a aparição de Nossa Senhora a São Domingos de Gusmão em 1214, na França, onde a Mãe de Jesus entregou o Rosário ao fiel frade dominicano. Ela é padroeira da Paróquia do Rosário (do Santuário de Vila Velha) e do município de Vila Velha.

Da Igrejinha na Prainha, que é a mais antiga em funcionamento no Brasil, nasceram todas as demais igrejas da cidade. Seu registro como sede da Paróquia é do século XVIII. A prática religiosa se resumia à páscoa anual, orações, ladainhas, procissões e catequese. Com a vinda de Dom Pedro II, em 1860, foi determinado que arranjassem um sacerdote para as celebrações.

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário é o único templo da América que conserva a história do padroado (a doutrina da Igreja Católica do Novo Mundo), tendo preservado o documento de doação de 1751 das santas relíquias de São Colombo e São Liberato como suas ditas relíquias na pedra D’ara. Em 1950, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e realiza até os dias de hoje missas, casamentos, batizados entre outros eventos religiosos e culturais.

Nossa Senhora do Rosário foi declarada padroeira do município de Vila Velha no dia 24 de setembro de 2015, conforme a Lei 5.652. Desde então, todo dia 07 de outubro é comemorado o dia da padroeira da cidade Canela-Verde e faz parte do calendário municipal. A “Cidade Encantada” passou a ser o lugar que “a Virgem Santa abençoou”.

Neste ano, os paroquianos se preparam para mais uma festa. O tríduo acontecerá entre os dias 06 e 08 de outubro. Serão refletidos alguns dos momentos de dificuldade da vida de Maria, fazendo uma relação ao tema geral escolhido para o ano “Maria nos tempos difíceis”. O assunto foi escolhido porque após um período de sofrimento que a humanidade vive nos últimos anos, mesmo assim, as pessoas têm conseguido se reinventar e avançar no processo de superação das consequências desse tempo.

No domingo(09/10) será celebrada a Solenidade e neste dia não haverá celebração nas comunidades da paróquia no período noturno. No Santuário do Divino Espírito Santo, não será celebrada a Missa das 19 horas. Na Igrejinha do Rosário, na quinta e sexta, a celebração será às 19h; no sábado e domingo, a Eucaristia vai ocorrer às 18 horas, sempre na parte externa da igreja.

Neste ano, como parte dos festejos, a imagem está em peregrinação pelas comunidades até 5 de outubro. Outra novidade é que nos dias de festa também haverá barracas com quitutes e comidas.

Fonte: Pascom da Paróquia do Rosário

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X