Paróquia do Rosário se prepara para festejar a Padroeira de Vila Velha

Compartilhe:

Paz e Bem!

No próximo dia 7 de outubro, a Igreja celebra a Festa de Nossa Senhora do Rosário, um título antigo de Maria Santíssima que recorda a aparição de Nossa Senhora a São Domingos de Gusmão em 1214, na França, onde a Mãe de Jesus entregou o Rosário ao fiel frade dominicano. Ela é Padroeira da Paróquia do Rosário (do Santuário de Vila Velha) e do município de Vila Velha.

Da Igrejinha na Prainha, que é a mais antiga em funcionamento no Brasil, nasceram todas as demais igrejas da cidade. Seu registro como sede da Paróquia é do século XVIII. A prática religiosa se resumia à páscoa anual, orações, ladainhas, procissões e catequese. Com a vinda de Dom Pedro II, em 1860, foi determinado que arranjassem um sacerdote para as celebrações.

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário é o único templo da América que conserva a história do padroado (a doutrina da Igreja Católica do Novo Mundo), tendo preservado o documento de doação de 1751 das santas relíquias de São Colombo e São Liberato como suas ditas relíquias na pedra D’ara. Em 1950, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e realiza até os dias de hoje missas, casamentos, batizados entre outros eventos religiosos e culturais.

Nossa Senhora do Rosário foi declarada padroeira do município de Vila Velha no dia 24 de setembro de 2015, conforme a Lei 5.652. Desde então, todo dia 07 de outubro é comemorado o dia da padroeira da cidade Canela-Verde e faz parte do calendário municipal. A “Cidade Encantada” passou a ser o lugar que “a Virgem Santa abençoou”.

Neste ano, as festividades acontecerão no Santuário do Divino Espírito Santo, pois a sede da Igrejinha está em reforma. O Tríduo terá início no dia 4 de outubro com a Festa de São Francisco de Assis e nesta ocasião haverá participação dos frades das fraternidades do Santuário, do Convento da Penha e da Paróquia Santa Clara de Assis de Colatina.

O Tríduo seguirá nos dias 5 e 6, sempre às 19 horas com o tema principal “Maria, nos ensina a seguir seu filho Jesus Cristo” e a cada dia um subtema diferente vai nortear as reflexões. Após a Missa, haverá festa com barracas para celebrar a padroeira. Já a Solenidade de Nossa Senhora do Rosário acontece no sábado, dia 7 de outubro, com Missa Solene às 17 horas e em seguida a grande festa popular.

Como preparativos para a festa, as comunidades da paróquia estão recebendo a Imagem Peregrina para momentos de oração, louvor e confraternização entre os fiéis.


Igreja remota 1535

Depois de um grande restauro ao longo de 2016, a igreja de Nossa Senhora do Rosário foi construída em estilo barroco singelo. A igreja original remonta a 1535, quando Vasco Fernandes Coutinho aportou para assumir sua capitania e dedicou a nova colônia ao Espírito Santo, por ser oitava de Pentecostes. Ainda não se tem plena certeza se a primitiva igreja foi consagrada a Santa Catarina (conforme promessa-juramento dos portugueses que se formavam em Coimbra, caso fossem fundadores de igreja) ou se a Nossa Senhora da Vitória (segundo a tradição dos reis de Portugal, desde a vitória de Aljubarrota, ao levantar a primeira capela aonde chegassem). Quando o Papa São Pio V instituiu a festa de Nossa Senhora da Vitória e ao mesmo tempo difundiu por toda a Igreja a oração do Rosário em agradecimento à vitória de Lépanto no dia 7 de outubro de 1571, provavelmente o povo de Vila Velha passou a venerar Nossa Senhora da Vitória com o nome de Nossa Senhora do Rosário, prevalecendo este último nome já que se fundara nova cidade com o nome de Vitória. E com o nome de Nossa Senhora do Rosário, a igreja da Prainha chegou até os dias de hoje, sempre usada como ambiente de culto e recebendo o título de paróquia já em meados do século XVIII, sendo a mais antiga paróquia do Estado.

No dia 12 de setembro, na retirada dos entulhos da demolição foi encontrado sob o piso, no lado direito do portão da sede, na Rua Cel. Mascarenhas, um pergaminho datado de 13 de junho de 1954 referente a Ata da Benção da pedra Fundamental do Dispensário dos Pobres São Judas Tadeu da Cidade do Espirito Santo, conforme as fotos do local e do pergaminho.

Fonte: Pascom da Paróquia do Rosário

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X