Mais fiéis devem participar da #FestadaPenha2020

Compartilhe:

Foto: Gabriel Barros - 13ª Procissão Fotográfica - Faesa

Paz e Bem!

A Festa da Penha, que recebeu 2,5 milhões de pessoas em 2019, deverá ganhar a participação de ainda mais fiéis,  devotos e peregrinos em 2020. Essa é a expectativa após o Dia da Padroeira do povo capixaba, Nossa Senhora da Penha, ter se tornado feriado em todo o Estado, conforme sanção ao Projeto de Lei pelo Governo do Espírito Santo, Renato Casagrande. O feriado vai ser sempre na segunda-feira, oito dias depois do Domingo de Páscoa. No próximo ano, o feriado em honra à padroeira será no dia 20 de abril.

“Entendemos que este feriado estadual é mas um incentivo a fim de favorecer maior participação na festa, sobretudo dos municípios do interior, além de fomentar a tradição e a cultura secular do nosso povo e a promoção do monumento mais visitado do nosso Estado, possibilitando novas oportunidades no campo do turismo religioso e, ainda, reforçando nossa identidade capixaba”, avalia o Padre Renato Criste Covre, coordenador de pastoral da Arquidiocese de Vitória e membro da Comissão Central da Festa da Penha. Ele enviou uma carta ao Governador, em nome da organização do evento, agradecendo decisão.

Frei Pedro de Oliveira Rodrigues, do Convento da Penha, também afirma que a expectativa para este ano é de um aumento significativo na participação dos fiéis, sobretudo aqueles que moram em cidades onde antes não era feriado. Para ele “é uma grande alegria recebermos este presente marcante num momento tão especial em que estaremos celebrando, no ano que vem, os 450 anos de história da maior festa religiosa do Espírito Santo”

No interior, a notícia também foi recebida em clima de comemoração. O Bispo da Diocese de Colatina, Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, acredita que o feriado vai aumentar progressivamente a participação dos romeiros de sua Diocese na Festa da Penha. “Muitos não iam por causa do trabalho. A devoção a essa manifestação mariana é muito grande entre os 17 municípios que compõem a nossa diocese, tanto que muitas de nossas comunidades têm Nossa Senhora da Penha como padroeira. Não tenho dúvidas de que será uma oportunidade fundamental para a unidade eclesial em todo o Estado, uma verdadeira comunhão de cristãos”, avalia. Dom Wladimir também completou: “O Dia de Nossa Senhora da Penha será mais uma ocasião para promover o encontro das pessoas com Deus por meio de Maria, sua mãe. O Estado do Espírito Santo apresenta altos índices de suicídio, feminicídio e também de assassinatos de jovens. A violência está por toda a parte. E Nossa Senhora, com seu grande coração, arrebanha muita gente para perto de Deus. A devoção e a fé melhoram a vida das pessoas, resgatam a espiritualidade, a cultura, a cidadania, o equilíbrio emocional e os valores humanos. Ao se aproximar de Deus, as pessoas encontram um sentido maior para suas vidas e a salvação”, acredita.

Foto: Acácio Rezende – 13ª Procissão Fotográfica – Faesa

A Festa da Penha

A Festa da Penha, maior celebração religiosa do Espírito Santo e terceira maior festa Mariana do Brasil, atrai cerca de 2,5 milhões de pessoas. Um público que movimenta hotéis (a taxa de ocupação de 2018 ultrapassa a casa dos 40%), aquece o setor de comércio e serviços durante seus nove dias de realização e proporciona visibilidade nacional ao turismo capixaba.

O nível de satisfação dos frequentadores da festa chega a 88,9%, segundo pesquisa realizada pela Prefeitura de Vila Velha em 2019, que indica ainda a participação de um público entre 35 e 64 anos em sua maioria. Há indicativos ainda que, atraindo devotos religiosos, eles conhecem as atrações e belezas capixabas, visitam outros pontos turísticos e incrementam ainda mais esse setor no Estado.

Há valores, no entanto, imensuráveis como o reforço da identidade do Espírito Santo, o fortalecimento da tradição da cultura local e o sentimento de pertencimento capixaba. Isso sem mencionar o principal, que é a demonstração de fé e devoção à nossa padroeira, que tanto nos orgulha e nos define.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X