Mães lotam Campinho do Convento em tradicional romaria

Compartilhe:

Paz e Bem!

Milhares de fiéis subiram ao Campinho do Convento da Penha para a tradicional “Romaria das Mães ao Convento”, na tarde deste sábado (7), véspera da comemoração ao Dia das Mães. As mães vindas de várias partes do estado, subiram em procissão agradecendo pelo dom da vida e pela vocação à maternidade. Um encontro de mães: a Mãe do Céu, da Penha, das Alegrias e as mães da terra, nossas mães. E nesse encontro de mulheres mães, não faltaram sorrisos, abraços e sentimentos cheios de emoção, alegria, entusiasmo e saudade.

Muitas seguravam terços, flores, lenços, faixas e nos lábios carregavam muitos tons, muitos sons e recordações. Em vários momentos, elas nossas mães, ficaram tomadas de emoção, lembrando as lutas, angústias, aflições, mas também as conquistas. Cada uma expressando sua gratidão à Mãe da Penha por sua graça individual ou mesmo pela graça de novamente, dois anos depois, retornar à romaria que chegou na sua edição de número 66.

Nos momentos iniciais da Romaria, as mães acolheram a Imagem de Nossa Senhora da Penha, que foi levada ao altar para o início da Missa que foi presidida pelo Frei Djalmo Fuck, Guardião do Convento da Penha. O Campinho ficou pequeno para acolher tantas mães. Por um instante parecia até a Festa da Penha. “Seguramente tem mais gente hoje aqui no Campinho até que os dias do oitavário da Festa da Penha, na verdade, hoje é como um encerramento da festa de Nossa Senhora da Penha. A gente já encerrou na segunda-feira do dia 25 de abril, mas estendemos as comemorações neste mês mariano que é coroado pela Romaria das Mães”, afirmou Frei Djalmo.

Uma das organizadoras da Romaria, a devota Maria José Quintaes, animou as mães, contou histórias e falou um pouco desse encontro que já é tradicional. As mulheres que têm o sonho de engravidar, também foram lembradas na prece silenciosa. Assim como as mães falecidas, que já moram com Nossa Senhora no céu. Gratidão é o que todas elas levam no coração.

Na homilia, durante a Missa votiva de Nossa Senhora, Frei Djalmo destacou que as mães, mesmo com as dificuldades, sempre permanecem de pé. Como Maria permaneceu de pé junto a Cruz de seu Filho. “Perto da Cruz de Jesus, o que nos chama a atenção, é que sua mãe estava de pé. Maria estava de pé, não estava chorando, não estava ajoelhada, não estava deitada… Ela estava de pé! E assim é a mãe lá dentro de casa, haja o que houver a mãe está sempre de pé, erguida assim como Maria. Diante da Cruz, da morte, do sofrimento de seu filho, a mãe não entrega os pontos, está sempre de pé. Isso me faz lembrar da experiência que eu tenho com minha mãe”, na sequência, lembrou de sua própria experiência vivida com seus pais. “Há sete anos perdi meu pai e a gente de repente descobriu – porque a doença chega sem a gente saber e sem a gente perceber – a gente descobre que o pai está com a doença, levamos ele para o hospital, era estágio avançado de câncer e sobreviveu apenas um mês e meio no hospital. Eu acompanhei esse sofrimento da minha família, dessa provação e via sempre a minha mãe de pé, todos os dias ela ia no hospital e ia ver meu pai. A gente sabia que não estava bem e que íamos perder nosso pai em breve. A gente sabe também que quando alguém está doente a casa vive cheia, vinham muitos parentes, até gente que não conhecemos… E minha mãe ia todos os dias ao hospital, ficava uma boa parte do dia no hospital e a noite os filhos revezavam, a mãe continuava cuidando dos filhos. A mãe fazendo comida, limpando a casa, cuidando e levando filhos para escola, e eu sempre via minha mãe de pé. Eu imagino que por dentro ela deveria estar chorando, mas estava ali, de pé”, comentou.

O Guardião ainda fez um pedido às mães. “A mãe jamais abandona alguém. A mãe está sempre de pé, a mãe procura fazer e realizar o bem por onde ela passa. Queridas mães, que Deus venha abençoar o coração de cada uma. Para todos a vida é difícil, mas vocês mulheres, nos colocam de pé. Que Deus abençoe as mães vivas, seus filhos, que Deus olhe também para as nossas mães que partiram e estão no céu junto de Maria. Que Deus olhe para aquelas que serão mães, aquelas que já estão grávidas e serão mãe. Que você mãe, possa se inspirar em Maria e viver o que a Palavra de Deus nos ensina hoje: jamais entregue os pontos! Jamais deixe-se entregar, se ajoelhar! Jamais diga ‘eu não consigo!’, porque vocês conseguem, vocês têm o coração parecido com o coração de Deus, como o coração de Maria. Ergam-se sempre! Sejam para nós uma inspiração, uma bênção, uma dádiva. Que Deus abençoe o ventre de vocês, o dom da maternidade. Essas flores que vocês trazem nas mãos sejam um sinal da alegria, da esperança, da consagração, de dias melhores”, disse o Guardião.

Confira na reportagem abaixo como foi linda a romaria.

A histórica romaria foi encerrada com uma canção de Roberto Carlos para homenagear as mães. Na sequência, a bênção das rosas, como uma oferta de Nossa Senhora a todas as mamães. E como celebrar a vida das mães é todo dia… Feliz Dia das Mães!


Fotos: Marcos Antoniazi

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X