Salve, Maria!
Como acontece há mais de 20 anos, o Convento da Penha vai receber no primeiro sábado de julho, dia 6, o Encontro Anual da Legião de Maria, um evento marcado pela oração, devoção à Nossa Senhora e serviço ao próximo. O movimento, por meio do seu diretor espiritual, Padre Adenilson Antônio Schmidt, convoca todos os legionários ativos e auxiliares para o evento.
A Legião de Maria é uma organização de leigos, cujo objetivo é “a glória de Deus, por meio da santificação pessoal dos seus membros, pela oração e cooperação ativa, sob a orientação da autoridade eclesiástica, na obra de Maria e da Igreja Católica”. É, portanto, um elo entre os pastores e o seu rebanho, facilitando-lhes o trabalho e permitindo que eles estejam em contato contínuo com os fiéis.
O movimento da Legião trabalha em nível local, sob a orienração e obediência dos párocos e administradores paroquiais. É uma associação de evangelização a serviço da Igreja Católica e a sua espiritualidade se baseia na doutrina do Corpo Místico de Cristo e na Maternidade Divina de Maria. Tal como Maria Santíssima, sob a ação do Espírito Santo, deu Cristo ao mundo, também a Legião, com Maria e sob ação do mesmo Espírito, procura novamente dá-Lo ao mundo através da sua missão.
O encontro anual será realizado no Campinho do Convento, a partir das 14 horas, com a oração inicial da “Tessera” e em seguida, a meditação dos mistérios do Terço. Ao final, haverá a Ladainha de Nossa Senhora, a Oração da “Catena Legionis” e as orações finais. Às 15 horas, acontecerá a Celebração Eucarística que será presidida pelo Bispo Auxiliar de Vitória, Dom Andherson Franklin Lustoza de Souza e concelebrada pelo diretor espiritual do movimento, Padre Adenilson Schmidt.
O espírito do movimento é o próprio espírito de Maria, de quem os legionários devem imitar a sua profunda humildade, a obediência perfeita, a doçura angélica, o modelo desta vida espiritual e apostólica é a bem-aventurada Virgem Maria, rainha dos apóstolos levando na terra uma vida semelhante à do comum dos homens, cheia de cuidados domésticos e de trabalhos. A todo o momento, se mantinha unida o seu Filho e de modo singular ela cooperou na obra do Salvador.