D. Luiz pede fim da violência contra jovens

Compartilhe:

Moacir Beggo

Vila Velha (ES) – A Festa da Penha começou no dia 31 de março e terminou nesta segunda-feira (8/4) falando da juventude e para os jovens. No ano em que a Igreja do Brasil escolheu o tema “Juventude e Fraternidade” para a Campanha da Fraternidade e a poucos meses de se encontrar com o novo Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, era natural que os jovens não fossem esquecidos.

Jovens homenageiam Nossa Senhora da Penha

O Arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, presidiu a Missa do encerramento da Festa da Penha desta segunda, saudando os jovens logo no início da celebração, na homilia e no final. No meio da multidão, que lotou a “Praça da Fé”, como chamou a Prainha o arcebispo, os jovens mostraram que estão animados e fortalecidos neste momento tão especial para a Igreja.

Dom Luiz denunciou o extermínio de jovens e a violência que mata no trânsito, especialmente nas BRs 101 e 262. “Meus queridos jovens. Saúdo a juventude de todo o meu coração. A Juventude, meus queridos irmãos e irmãs, está dizendo: chega de violência! Isso não é brincadeira. Basta de violência! Ao saudar os jovens, saúdo todos vocês na esperança. Não fiquemos tristes, nós temos esperança de um mundo melhor. Nós cremos num mundo melhor!”, incentivou Dom Luiz.

No grande altar montado no palco da Prainha, um grupo de marinheiros da Marinha do Brasil carregou o andor de Nossa Senhora da Penha em procissão pelo meio da multidão, dando início à celebração eucarística às 16 horas, com transmissão pela Rede Gazeta. Logo atrás, uma grande procissão de seminaristas, diáconos, sacerdotes, cinco bispos – Dom Decio Sossai Zandonade (Colatina), Dom Zanoni de Castro (São Mateus), Dom Dario Campos (Cachoeiro de Itapemirim), Dom Rubens Sevilha e Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, bispos auxiliares de Vitória -, Dom Luiz, além do Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel e do guardião do Convento da Penha Frei Valdecir Schwambach atravessou a multidão.

A missa solene contou com a presença de autoridades civis e militares do Estado, como o governador do Estado, Renato Casagrande; o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda; o prefeito de Vitória, Luciano Rezende; e o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Junior, o Juninho. Também foi lembrada e saudada pelo arcebispo Simone Modolo, secretária da Cultura e Turismo de Vila Velha.

O povo deu um show de alegria, beleza e devoção. Agitou os lenços nas cores do manto de Nossa Senhora da Penha: branco, rosa e azul, fazendo uma belíssima coreografia, A celebração foi animada por Frei Florival Toledo e Frei Paulo César Ferreira, que teve o apoio de uma orquestra de músicos que trouxe novos arranjos para cantos tradicionais e agradou em cheio.

Nesta segunda-feira da solenidade da Anunciação do Anjo a Maria, Dom Luiz frisou que Nossa Senhora nos ensinou a dizer sim. “O sim de Maria é um sim precioso que vem enxugar as lágrimas de tanta gente sofredora, de gente que tem esperança. Um sim que vem trazer coragem àqueles que estão com medo, que vem trazer consolo para todos aqueles que sofrem, e um sim para todos nós, para que nós, com ela, pudéssemos dizer: ‘sim, eu creio’!”

Dom Luiz perguntou por que amamos tanto Nossa Senhora, que, aqui, veneramos com o título bonito de Senhora das Alegrias? “Porque ela nos deu de presente Jesus Cristo, nosso Salvador. Nós cremos em Jesus Ressuscitado, que abriu as portas do céu para nós. Por isso, ela não é só mãe de Jesus, mas mãe de toda a humanidade. Podem dizer o que quiserem. Andaram distribuindo umas bobagens contra Nossa Senhora, mas nós católicos não temos esse negócio, não. Nós amamos a Mãe de Jesus e a nossa Mãe. Pode vir com qualquer escrito!”, denunciou.

Dom Luiz lembrou que este ano também é o Ano da Fé. “Ele é importante justamente para que nós renovemos essa adesão a Deus, Nosso Senhor. A fé é um dom precioso de Deus. Mas o que vale é o seu coração e você precisa acolher e dizer sim como Nossa Senhora!”, completou.

No momento de ação de graças, Dom Luiz fez uma oração a Nossa Senhora e voltou a pedir pelos jovens. Ele agradeceu aos franciscanos pela organização da festa.  Frei Valdecir, por sua vez, não esqueceu de agradecer a todos os patrocinadores, voluntários e ao povo que participou ativamente do Oitavário e desta Santa Missa. A festa terminou com o show de encerramento dos Cantores de Deus e de Eliana Ribeiro.

Na galeria de fotos, as primeiras mostram os voluntários rezando ao lado da estátua de Frei Pedro Palácios. Frei Fidêncio deu a bênção de São Francisco para que o trabalho transcorresse bem. E foi o que aconteceu!

[nggallery id=48]

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X